SMS Natal realiza trabalho educativo no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo para alertar e identificar os sinais da condição equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) estarão na Feirinha da Árvore de Mirassol que acontece neste final de semana, orientando a população como procurar atendimento médico na rede municipal. Ao longo do mês de abril, as equipes das UBS estarão fazendo trabalho educativo sobre o tema.

“Identificar os sinais precocemente sempre é a melhor forma para um tratamento mais eficaz, por isso iremos fazer esse trabalho de conscientização”, comenta George Antunes, secretário de saúde.

Os sinais de alerta para identificar uma pessoa com autismo são a dificuldade de interação social, movimentos repetitivos do corpo, falas repetitivas, não olhar nos olhos, distração que comprometa a rotina da criança afetando a aprendizagem. Ao identificar alguns desses sinais os pais devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para atendimento, caso seja necessário as equipes médicas direcionarão o paciente para um atendimento e acompanhamento mais especializado.