Projeto Planta Natal realiza ação no entorno da Arena das Dunas

Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

O desafio do projeto Planta Natal de plantar 20 mil mudas em 100 dias está avançando cada dia mais. Nesta sexta-feira (29) o canteiro central do viaduto do Quarto Centenário, espaço localizado em frente ao estádio Arena das Dunas, recebeu o plantio de 110 mudas. A ação foi executada pela equipe do projeto e contou com a participação de atletas que vão correr na Maratona da Cidade do Natal.

A escolha do local foi uma sugestão do prefeito Álvaro Dias, que solicitou o aumento da cobertura vegetal naquela área. “Estamos no coração de Natal. Aqui também é o principal acesso para a cidade. Foi pensando nisso, que o prefeito Álvaro solicitou o aumento da cobertura arbórea nesse local, para quem chegar perceber o verde da nossa cidade”, afirmou a coordenadora do projeto, Danielle Mafra.

A ideia da equipe do Planta Natal é oferecer uma paisagem aérea, possível graças ao posicionamento das mudas. Foram plantadas 60 mudas de Oiti e 50 de Craibeira. “Essas árvores são frondosas, produzem sombra e são nativas da região. Estamos plantando os Oitis no contorno do canteiro e as Craibeiras serão posicionadas dentro desse círculo, que já conta com mudas de médio porte de Pau-Brasil ”, explicou a engenheira florestal Isabel Sousa.

Ao todo, quinze atletas da Maratona fizeram parte da ação. Foi a primeira vez que Karolaine Freire, de 18 anos, plantou uma árvore. “É uma sensação muito boa, de colocar a mão na terra, adubar e plantar a muda. Daqui a poucos anos, todo esse lugar vai estar mais verde”. Ela ainda diz que vai seguir cuidando do canteiro. “O local onde eu treino fica bem próximo daqui, e o ponto onde pego o transporte fica em frente ao canteiro, então, eu vou conseguir ficar de olho e continuar cultivando esse espaço verde”, concluiu a jovem a atleta.

A iniciativa de unir forças e participar do Projeto foi da coordenadora da Maratona, Danielle Soares. “Acompanhamos as redes sociais da Prefeitura e conhecemos o Planta Natal. O nosso objetivo é contribuir para que a cidade fique mais verde e mais bonita. Além do mais, correr em espaços arborizados com certeza é mais confortável e proporciona um melhor desempenho dos atletas”, finalizou.

O Planta Natal é um programa da Prefeitura de Natal com ações integradas das secretarias Semsur, Semurb, Secom, Urbana, Educação, Secretaria Executiva e de Governo. Os técnicos do município mapeiam as áreas para verificar se o local solicitado é viável. As mudas têm a partir de um metro de altura e são utilizadas mudas nativas como Mulungu, Pau Brasil, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Pau Ferro, Oiti, Craibeira, Amora, Muringa, Tamarindo, Flamboyant, Trapiá, Pata de Vaca e Aroeira.

Participação
O natalense vai poder participar solicitando o plantio de mudas em sua comunidade, rua ou área privada, com o compromisso de adoção, através do site Planta Natal (www.plantanatal.com.br ). Basta acessar o formulário na página virtual e preencher os itens conforme o interesse. "Adoção de mudas", “Plantio voluntário” ou "Solicitação de Plantio" e “Planta Natal no Seu Bairro”.