Centenas de ciclistas participam do Ciclo Natal Solidário da Paz

Foto: SEL

A tarde do último domingo (01), feriado do Dia do Trabalhador, foi de muito pedal no Ciclo Natal Solidário de promoção da Cultura da Paz e lançamento da campanha Maio Amarelo. Centenas de ciclistas participaram do passeio ciclístico realizado pela Prefeitura do Natal, através das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (SEL), de Mobilidade Urbana (STTU), de Comunicação (Secom) e de Turismo (Setur), em parceria com a Universal Peace Federation (UPF).

A temática desta edição foi "Peace Road", um pedal solidário para propagar a cultura da paz e chamar a atenção para o assunto.

A largada do Ciclo aconteceu na Escadaria de Mãe Luíza, na Zona Leste, após um momento de oração pela Paz, e o ponto de chegada foi a Feirinha de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O percurso foi todo realizado pela Via Costeira e, durante o passeio,  também houve orientações do Departamento de Educação de Trânsito da STTU.

O evento contou com a participação especial do ciclista amazonense Valdeni Pinheiro, Embaixador da Paz da UPF, que está percorrendo o país de bike com o projeto Pão Solidário.

No encerramento do Ciclo Natal, aconteceu a entrega da bandeira da Peace Road para a secretária Municipal de Esporte e Lazer, Jódia Melo, representando o Prefeito Álvaro Dias, e uma oração pela paz mundial, além de apresentações culturais do grupo Folia de Rua Potiguar, aulão de dança e sorteio de brindes aos ciclistas participantes da ação.

O Ciclo Natal teve o apoio da ACIRN, Unimed Natal, Bike Aventura, SICOOB, Universal Peace Federation, Peace Bike, Rotary Internacional, Peace Road e ASMANS.

MAIO AMARELO

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A ação nasceu com uma só proposta:chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.