Patrimônio Cultural Potiguar é tema da formação dos professores de Ensino Religioso

Foto: Manoel Barbosa/SME

Seguindo com o compromisso de proporcionar o processo de formação permanente dos professores e educadores da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou durante toda a segunda-feira (09), a I Formação Continuada de Ensino Religioso, que contou com palestra da professora doutora Irene Van Den Berg, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), debatendo sobre o tema “Patrimônio Cultural Potiguar e Ensino Religioso”. O encontro de forma presencial aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Para a professora Irene Van Den Berg, a ideia de discutir patrimônio cultural e religioso, se liga exatamente com a ideia de valorização do patrimônio da cidade. “A formação permite que os professores tenham conhecimento de novos temas para explorarem nas práticas pedagógicas em sala de aula. A ideia de patrimônio é ampla, de que todas as comunidades são portadoras de patrimônio, produtoras de cultura, que precisa ser valorizada. No bairro, na comunidade, na rua e na escola é esse espaço, em que se deve protagonizar essa valorização. Os professores de Ensino Religioso podem tomar esse tema, como um gerador de projetos de ações na escola”, explicou Van Den Berg.

A coordenadora da formação e assessora pedagógica, Maria Socorro de Oliveira, ressaltou que a formação da disciplina tem o objetivo de capacitar os professores para atuarem na Rede Municipal. “É uma formação pedagógica, mas também teórica e metodológica. Realizamos oficinas, temos palestrantes e formadores, ou seja, uma interação entre formador e professores, porque existe um diálogo a partir da necessidade pedagógica que o professor está necessitando na escola”, frisou. A formação é coordenada pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

O projeto de extensão em parceria com a UERN, tem como objetivo consistir na realização de encontros com os professores de Ensino Religioso para desenvolver ações de formação continuada desses profissionais. A proposta para o ano de 2022, consiste na realização de formativos com temáticas interdisciplinares ligadas ao patrimônio cultural e religioso do Rio Grande do Norte, com ênfase em Natal.

A professora Maria de Fátima Araújo, que atua desde 2008, do 6° ao 9° ano, na Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, contou que a formação atualiza em relação ao novo no Ensino Religioso. “Conseguimos a parceria da UERN, que engrandece ainda mais. Para ser professor de Ensino Religioso hoje, uma das grandes exigências é que sejamos formado em Ciências da Religião, e com a nova proposta da BNCC, faz com que através da troca de experiência da partilha que nós temos, a gente comece a ter um novo olhar, em relação ao chão da sala de aula”.