Servidores da Semurb são capacitados para operar drones

Foto: Semurb

Servidores da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo receberam o certificado do curso para pilotagem de Aeronaves Remotamente não Tripuladas (RPA), popularmente conhecidas como Drones. O curso foi ministrado por técnicos do Ministério Público Federal (MPF) por meio de uma parceria, que teve por objetivo treinar e capacitar servidores para o melhor exercício de suas atividades utilizando essa importante ferramenta, nas diversas áreas em que a secretaria atua.

Foram formados na última sexta-feira (13) 15 servidores dos quadros de fiscalização, licenciamento e planejamento e da assessoria de imprensa do órgão. O curso teve duração de 40 horas, sendo vinte horas de aulas teóricas e 20 de práticas, essas últimas foram realizadas no Parque da Cidade e na Zona de Proteção Ambiental (ZPA-5). Nas aulas teóricas foram dedicadas a parte legal e de como pilotar as RPAS(drones) e na parte prática foram realizados voos de treinamento para observação de áreas e de rastreio para mapeamento de áreas.

Para o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, esse curso é um divisor de água, tendo em vista que a secretaria tem o árduo papel de cuidar das áreas de fragilidade ambiental da cidade. Natal tem quase cinquenta por cento do seu território com algum tipo de fragilidade, sejam áreas de proteção ambiental, manguezais ou dunares, que devem ser monitoradas. Esse será o desafio, a partir de agora usar a tecnologia a nosso favor.  “Estamos extremamente felizes com essa parceria, que para nós foi uma honra ter estreitado essa relação institucional com um órgão tão sério e comprometido com a sociedade”, destacou Mesquita.

A Procuradora-chefe, Cibele Benevides, parabenizou todos os técnicos da Semurb, que se dedicaram a aprender e se profissionalizar. Fez uma saudação especial às mulheres que participaram do curso, que mesmo tendo jornadas exaustivas, se dedicam a aprender e por isso essa conquista merece ser festejada e que possa inspirar outras mulheres. “Nós vivemos no século XXI, no pós-moderno, onde a tecnologia faz parte do nosso dia a dia em todos os aspectos. E o Estado não pode abrir mão em utilizar essas ferramentas para melhorar a proteção do meio ambiente e garantir todos os direitos da sociedade”, ressaltou ela.

Para Leonardo Almeida, supervisor de fiscalização ambiental, que falou em nome da turma, o momento é de agradecimento ao MPF pela disponibilidade para capacitar os técnicos da Semurb. “O curso foi de grande aprendizagem e essa ferramenta será de grande importância para nós, quer seja na fiscalização, no planejamento ou no licenciamento”, disse ele.