Professores de História e Geografia participam de formação sobre habilidades socioemocionais


Professores de História e Geografia participam de formação sobre habilidades socioemocionais
Foto: Adrovando Claro/SME

O tema “Habilidades socioemocionais no contexto escolar” foi debatido na formação continuada docente em Geografia e História, que ocorreu na última sexta-feira (13), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O encontro foi conduzido pelas assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Natal, as professoras Mona Lisa Dantas, Vivian Araújo e Kátia Cristina Dantas. 
 
A professora Mona Lisa Dantas iniciou o encontro contando suas experiências pessoais com turmas de uma escola do bairro de Felipe Camarão, dando exemplos de aplicações didáticas e recursos educacionais para lidar com conflitos em sala de aula. “É uma busca do caminho de como educar os alunos sem gritos, castigos, punição, manipulação, sem chantagem emocional. A ideia é lidar com crianças ou adolescentes que têm desafios de comportamento, elas possam ser educadas com muita firmeza, mas também com muita gentileza”, explicou.  
 
Mona Lisa apontou durante a formação fatores em que a vivência dentro da escola vem passando por uma fase de aprender e reorganizar os conflitos, utilizando ferramentas horizontais de cooperação, respeito e diálogo. Disse ainda que a linguagem é o fenômeno que congrega as ações e interações das pessoas e mostrou como o comportamento de um aluno reflete no resto da sala de aula. “Existem habilidades que são necessárias na vida do ser humano, pois traz padrões da infância para a vida adulta, como as necessidades básicas de aceitação, amor e pertencimento”, refletiu a assessora.  
 
A professora de Geografia, Maria Gorete Sousa, da Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra, considerou o tema interessante. “É importante porque temos que estar bem emocionalmente e como estamos em um grupo de trabalho, precisamos ficar a par de todas as situações para que o educador tenha saída nos embates na sala de aula. Muitos alunos até nos têm como pessoas conselheiras, referência e acho que devemos realmente aprender cada dia a trabalhar melhor esse ambiente conflituoso”, ponderou a docente.
 
A professora de História, Maria Luciana Bento da Costa, da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, reforçou que os conhecimentos das habilidades socioemocionais vão contribuir para que o professor tenha suporte para trabalhar em sala de aula. “Alguns alunos estão chegando a sala de aula com problemas psicológicos, embora não tenhamos essa formação psicológica, mas que esse conteúdo vai nos dar norte para como trabalhar com esse aluno, tentando ajudá-lo da melhor maneira possível e evitando as possíveis crises que nós já temos detectado em sala de aula”, finalizou.   
 
A assessora pedagógica de História, Alessandra Ferreira, comentou o objetivo da atividade dentro das competências socioemocionais. “É proporcionar formas de interação entre professor e aluno, onde há situações de ensino aprendizagem com equilíbrio emocional e desenvolvam a autonomia e responsabilidade social diante das situações que acontecem dentro da escola”, finalizou.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389