Natal realiza Semana do Bebê entre 23 e 27 de maio

Foto: SMS

A Prefeitura do Natal, através das secretarias de Saúde (SMS/Natal), Educação (SME) e Assistência Social (Semtas), realiza a Semana do Bebê natalense entre 23 e 27 de maio. O intuito é incentivar ações em favor da primeira infância (0 a 6 anos), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil, uma prioridade. Por isso, diversas atividades de promoção à saúde, educativas de cunho social serão realizadas pela SMS Natal em parceria com as demais pastas envolvidas.

Durante a semana ocorrerão discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, introdução alimentar, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, caderneta de saúde da criança, por meio de oficinas, atividades lúdicas e culturais. Além disso, haverá promoção de brincadeiras, palestra sobre vacinação e saúde bucal, rodas de conversas, prevenção de acidentes, higienização do bebê, entre outras atividades nas unidades básicas de saúde do município.

Ainda durante a Semana do Bebê natalense (23 a 27 de maio), todas as unidades básicas de saúde (UBS) estarão coletando potes de vidro (estilo café solúvel) para utilização no banco de leite materno. É necessário que o vasilhame seja composto de vidro e tenha necessariamente uma tampa plástica, para que possa ser esterilizado a fim de evitar a proliferação de bactérias. Basta que qualquer usuário se dirija com os recipientes, a uma UBS ou USF, indicando a doação no acolhimento da unidade.

"A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que visa dar prioridade ao direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças até 06 anos. Hoje essa atenção em nossa rede é mais qualificada, pois conta com especializações profissionais e setoriais que dialogam com esse atendimento que elas necessitam. Nesse sentido buscamos nos integrar enquanto instituição pública e sociedade civil para acolher e cuidar das crianças em sua fase de maior vulnerabilidade", indica George Antunes, Secretário Municipal de Saúde de Natal.

23 de maio (segunda-feira)
9h - Abertura na USF Rosângela Lima / CRAS Planalto
Tema: A importância da transversalidade no atendimento à primeira infância.
10h30min - Roda de Conversa sobre Programas de Atendimento Intersetoriais.

14h - Contação de histórias no CMEI Profª Maria Luiza Santos de Souza.

16h - Palestra Uso de bicos artificiais: impactos na amamentação na Maternidade Araken Irerê Pinto.

24 de maio (terça-feira)
9h - USF Nova Natal / CRAS Lagoa Azul
Roda de Conversa - Programas Intersetoriais (Programa Atitude Legal (Geíza Leôncio - CEIJ/TJRN), Programa Saúde na Escola (PSE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e Criança Feliz (esporte e lazer, mulher), Programas de Alimentação e Nutrição (PNSVA, PNSF, Crescer Saudável, Aleitamento Materno), vacinação, pré-natal e saúde bucal.

9h - USF Brasília Teimosa / CRAS Mãe Luiza
Apresentação dos serviços do CRAS, interlocução das demais políticas do território e apresentação do Criança Feliz.

14h - USF Nova Aliança / CRAS N. Srª da Apresentação
Roda de Conversa - Programas Intersetoriais (Programa Atitude Legal (Jocileide Carvalho - CEIJ/TJRN), Programa Saúde na Escola (PSE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Criança Feliz (esporte e lazer, mulher) e Programas de Alimentação e Nutrição (PNSVA, PNSF, Crescer Saudável, Aleitamento Materno).

16h - Roda de conversa sobre aleitamento materno na Maternidade Araken Irerê Pinto.

25 de maio (quarta-feira)
08h30 - USF Pedra do Sino / CRAS Salinas
Roda de Conversa - Programas Intersetoriais (Programa Atitude Legal - Jocileide Carvalho - CEIJ/TJRN), Programa Saúde na Escola (PSE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Criança Feliz (esporte e lazer, mulher) e Programas de Alimentação e Nutrição (PNSVA, PNSF, Crescer Saudável, Aleitamento Materno).

9h - CMEI N. Srª de Fátima / USF Felipe Camarão II / CRAS Felipe Camarão
Roda de Conversa - Programas Intersetoriais (Programa Atitude Legal (Geíza Leôncio - CEIJ/TJRN), Programa Saúde na Escola (PSE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e Criança Feliz (esporte e lazer, mulher).

15h - Lar Fabiano de Cristo / USF Felipe Camarão II
Bate papo sobre saúde na primeira infância com as mães.

16h - Palestra sobre alimentação complementar na Maternidade Araken Irerê Pinto.

26 de maio (quinta-feira)
08h30 - CMEI Profª Maria de Fátima Medeiros de Araújo / USF Nova Natal
Roda de Conversa - Sobre vacinação, aleitamento materno, saúde bucal.

09h - CMEI Galdina Barbosa Silveira Guimarães / USF Aparecida / CRAS de Mãe Luiza
Roda de Conversa - Programas Intersetoriais (Programa Atitude Legal (Quitéria Lustosa - CEIJ/TJRN), Programa Saúde na Escola (PSE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Criança Feliz (esporte e lazer, mulher) e Programas de Alimentação e Nutrição (PNSVA, PNSF, Crescer Saudável, Aleitamento Materno).

16h - Palestra sobre prevenção de acidentes na primeira infância na Maternidade Araken Irerê Pinto.

27 de maio (sexta-feira)
9h - Câmara Municipal de Natal
Audiência Pública Primeira Infância: a importância da transversalidade no atendimento

16h - Palestra sobre esquema vacinal no primeiro ano de vida na Maternidade Araken Irerê Pinto.