Secretaria Municipal de Educação reúne assessores pedagógicos em formação

Foto: Adrovando Claro/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu na tarde desta quinta-feira (19) a formação dos assessores pedagógicos dos departamentos de Ensino Fundamental (DEF), Educação Infantil (DEI) e Gestão Escolar (DGE). A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano conduziu as atividades de orientações sobre o Assessoramento Pedagógico e Administrativo junto à comunidade escolar.  O evento ocorreu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A pauta foi dividida com a apresentação de propostas de assessoramento da SME-Natal e a segunda parte sobre a discussão, roteiro de assessoramento e a socialização do debate.  A meta da formação foi promover por meio do assessoramento pedagógico integrado a elevação progressista dos índices de qualidade social da Educação na Rede Municipal de Ensino, compreendendo que esse deve estar relacionado com as metas previstas no Plano Municipal de Educação (PME).

A adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, conduziu a primeira etapa da formação propondo que o encontro contribuiria para a busca de soluções, escolhendo as decisões mais acertadas na construção coletiva de experiências já vividas e sistematizadas. “Aqui é uma proposta de assessoramento com base nas experiências que nós vivemos hoje e algumas construções anteriores e o que pode nos ajudar, pode subsidiar esse nosso trabalho”, justificou.

Entre algumas atribuições indicadas na formação dos grupos de assessoramento, se destacaram o diagnóstico das demandas pedagógicas administrativas e financeiras das unidades de ensino junto à equipe gestora e docente, promover a articulação entre unidades escolares e o órgão central da SME, orientar, acompanhar e discutir o processo avaliativo das crianças e estudantes com ou sem deficiência, utilizando os contextos e os dados revelados nas avaliações internas e externas como subsídios para planejamento das novas ações pedagógicas das unidades de ensino.

Na análise das estratégias foram considerados alguns pontos, como a integração das ações de assessoramento desenvolvidas pelos departamentos de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão Escolar para melhoria da qualidade da Rede Municipal de Ensino, articulação entre os grupos de assessoramento e demais departamentos da SME, elaboração de um cronograma de visitas às unidades de ensino e realização de visitas sistemáticas às unidades de ensino com base em um guia orientador que contempla as especificações dos setores e departamentos.

A segunda etapa da formação dos assessores foi encerrada com a divisão de grupos de trabalhos para discussão sobre roteiro de assessoramento e a socialização das informações mais importantes.