Semtas e CMPI lançam Edital Cultural e Artístico para a pessoa idosa


Semtas e CMPI lançam Edital Cultural e Artístico para a pessoa idosa
Foto: Semtas

Incentivar a produção cultural e artística da terceira idade, valorizando a pessoa idosa em suas múltiplas dimensões: sociais, cognitivas e humanas. É com este objetivo que o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), lançou nesta terça-feira (31) na Casa dos Conselhos, o 1° edital do concurso literário para a pessoa idosa de poesia e pintura em tela, com o tema central “Desafios do Envelhecer: Experiência e Esperança”. 

Podem se candidatar pessoas com 60 anos ou mais, residentes e domiciliados em Natal, brasileiros natos ou naturalizados, que sejam usuários dos Serviços Socioassistenciais (Grupos de Idosos, Instituições de Longa Permanência sem fins lucrativos, Beneficiários de Programas de Transferência de Renda ou Benefício de Prestação Continuada – BPC) e incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e que  sejam os próprios autores da obra escrita ou pintada.

A Comissão Julgadora será composta por três membros técnicos, não remunerados e especialistas o na área literária e designados pela Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, cujos nomes dos componentes serão publicados no Diário Oficial do Município - DOM
A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, salientou que é necessário desenvolver atividades culturais e artísticas com os idosos. “Por tanta riqueza que eles podem nos oferecer, tanto conhecimento, precisamos valorizar a pessoa idosa. Em qualquer momento da vida a prática de atividades artísticas só traz benefícios.  Para a terceira idade a arte, além de ser um bom desafio, promove a realização pessoal, e, acima de tudo, estimula a criatividade dessas pessoas, contribuindo para a sua valorização e protagonismo. A gestão do prefeito Álvaro Dias têm compromisso e valoriza a política do Idoso, por entender a importância deles para a sociedade”, concluiu

O concurso tem como objetivo empoderar o grupo dessa faixa etária, cujos talentos artísticos muitas vezes passam despercebidos. As inscrições serão gratuitas e realizadas presencialmente ou por procuração, na casa dos Conselhos Municipais, situada na Avenida Trairi, 784 – Petrópolis,  no horário das 9h às 13h, a partir do dia 02 de junho com encerramento no dia 10. 


As obras deverão ser inéditas e escritas em língua portuguesa e ser de autoria própria. Serão selecionadas e premiadas seis obras, divididos em duas categorias, sendo três pertencentes à categoria poesia e três à categoria pintura em tela.  


Para a presidente do conselho municipal da pessoa idosa, Vanda Laylla é uma satisfação lançar o primeiro edital com recursos do Fumapi, voltados para a terceira idade. “O concurso literário de poesia e pintura em tela voltamos para pessoas idosas usuárias dos serviços socioassistenciais e acolhidos em instituições sem fins lucrativos, tem como proposta incentivar a produção literária e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, além de dar visibilidade aos trabalhos dessas pessoas que por muitas vezes não tiveram a oportunidade de expor suas obras ao longo da sua vida. Estamos proporcionando reconhecimento. Um momento para a pessoa idosa, em que ele transforma sua história, sua cultura, seu momento, em arte literária não tem preço, e nós que fazemos o Conselho Municipal da Pessoa Idosa estamos muito felizes e gratos por toda parceria da Semtas e da Prefeitura do Natal em promover esse momento”, afirmou.


O evento contou com a presença da secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, da presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Vanda Laylla, além de representantes das instituições de longa permanência para pessoa idosa (Juvino Barreto, Espaço Solidário, Ciade e Lar da Vovozinha), técnicos dos serviços da semtas, representantes da ARPI e LBV, além dos conselheiros do CMPI.
 
Para se inscrever: 

Edital FUMAPI/CMPI Nº 001/2022

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389