Álvaro Dias visita rua Mirassol e acompanha serviços realizados pela Prefeitura

Foto: Joana Lima / Redação: Secom

A rua Mirassol, no bairro de Felipe Camarão, foi uma das vias que mais sofreu danos estruturais em virtude do volume de chuvas que caiu sobre a cidade neste final de semana. O sistema de drenagem e esgotamento do local foi rompido pela força das águas. Ao todo 25 residências foram interditadas pela Defesa Civil do Município. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou o local na tarde desta segunda-feira (04) e acompanhou os serviços que estão sendo executados pelos órgãos municipais desde o registro do incidente.

No local, equipes da secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizaram todo o trabalho de proteção das encostas, retirada de entulhos e materiais danificados. Os servidores da secretaria de Assistência Social (Semtas) também estavam atuando na comunidade, cadastrando as famílias atendidas e encaminhando os moradores das casas interditadas aos abrigos organizados pela Prefeitura. Na zona oeste, a Escola Municipal Maria Cristina Osório Tavares, no próprio bairro de Felipe Camarão. Já os trabalhadores da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) auxiliaram na retirada dos móveis e eletrodomésticos das casas interditadas.

“O volume das chuvas ocasionou esse estrago enorme. A via ficou quase toda comprometida.   Desde os primeiros instantes, deslocamos nossa estrutura para oferecer assistência à população. Já entramos em contato com a Defesa Civil Nacional que se colocou à disposição para contribuir. Decretamos o Estado de Calamidade e teremos condições de solucionar essa situação em um curto espaço de tempo. A gestão municipal está trabalhando de forma integrada para minimizar o sofrimento da população”, destacou o prefeito.

Recuperação

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, os serviços de recuperação da rua Mirasol deverão durar entre quatro a cinco semanas: “Já isolamos a área, estamos preparando o terreno, mobilizando as equipes para poder iniciar o trabalho de reestruturação da via. Vamos trabalhar dentro do prazo, caso as chuvas não voltem a ocorrer”, ressaltou.

A secretaria municipal de Infraestrutura está trabalhando com 20 equipes atuando no trabalho de recuperação de vias, sistemas de drenagem e monitoramento de lagoas de captação.

Álvaro Dias também esteve na comunidade Novo Horizonte, antiga comunidade do Japão, nas Quintas. A região também ficou prejudicada por causa das chuvas. Algumas placas do canal do Rio das Quintas caíram. A Seinfra já fez o levantamento dos danos e vai realizar os reparos.

O balanço geral divulgado pela Defesa Civil do Município informou que desde a última sexta-feira (01) até domingo (03), foram registradas 50 ocorrências. A Prefeitura montou três abrigos: Escola Municipal Henrique Castriciano – Rocas; E.M. Nossa Senhora da Apresentação, no conjunto Santarém, e Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, em Felipe Camarão. Cada um, com capacidade para receber 100 pessoas. Dez pessoas já foram acolhidas na Escola Nossa Senhora da Apresentação, sendo três famílias e um idoso.

Na Ocupação Palmares, a Semtas fez visita e ofereceu abrigo nas escolas reservadas pelo município, todos os moradores manifestaram a vontade de permanecer no local e foram doados 20 colchões e 20 cestas básicas. Da mesma forma, na Ocupação Emanuel Bezerra.

Também foram registrados o transbordamento em doze lagoas: Panatis, São Conrado, Cidade da Esperança, Pajuçara, Xavantes, Pirangi, Soledade, Santarém, Jacaré, Preá, Ponta Negra e Jiqui.