Estudantes da Rede Municipal de Ensino visitam a Arena das Dunas

Foto: Manoel Barbosa/SME

Nesta terça-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Futebol. Durante toda esta semana, cerca de 840 estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de uma programação especial organizada em parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Arena das Dunas, para conhecerem as instalações de um dos estádios sede da Copa do Mundo 2014.

O cronograma de visitas guiadas começou nesta segunda-feira (18), com a presença dos estudantes das Escolas Municipais Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, Professor Bernardo do Nascimento, Professora Malvina Cosme e Professor Carlos Belo Moreno pela manhã e tarde. A SME disponibilizou todo o transporte dos alunos. A data é importante para ajudar no incentivo ao esporte e conhecimento da cultura desportiva.

Acompanhando estudantes da Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, a professora Dorotéia Silva do Nascimento comentou que a aula de campo é uma oportunidade multidisciplinar especial para trabalhar elementos como a prática esportiva e conhecimento da própria cultura do aluno. “O esporte é muito bom para a criança, principalmente o futebol que é a cara do nosso povo. Na hora que eles souberam que vinham para o arena, os olhos brilharam. Teve um aluno que disse que estava feliz só por estar pisando no mesmo lugar que o jogador Neymar pisou. É um dia que ficará marcado na lembrança deles``, comentou a professora.

Lívia Kerolayne Melo de Azevedo, aluna matriculada no 5° ano da Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento comentou da oportunidade de ter visitado o estádio. “Achei muito legal e gostei muito daqui. A parte que mais achei interessante foi pisar no gramado” disse a estudante com 10 anos. Quem também contou sobre a visita foi Luiz Gustavo, que tem 11 anos, e também é aluno na Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento. “É uma coisa diferente, né. É muito legal visitar aqui principalmente pelos jogadores já terem vindo, ter a sensação de pisar no mesmo lugar que eles pisaram” disse o estudante.

Tuiane Tainá Queiroz de Medeiros, coordenadora de Marketing do Arena das Dunas, afirmou que a equipe do estádio se preparou há cerca de um mês para o recebimento das crianças da Rede Municipal de Natal e que se trata de um momento importante para a arena e sua equipe. “É um momento em que comemoramos o Dia Nacional do Futebol, mas resolvemos ampliar isso para a semana toda, oferecendo a oportunidade dos alunos de estarem aqui e conhecerem a arena e suas instalações” contou a coordenadora.

Fazendo parte do tour pela manhã, a secretária Adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, enfatizou as possibilidades de trabalhar o que os alunos viram em sala de aula e destacou a importância do momento. “Essa aula de campo pode desencadear vários projetos. Pedagogicamente é importante porque é um trabalho de formação cultural e aprender cultura é aprender conhecimento da escola. As crianças do Ensino Fundamental puderam conhecer o espaço físico da arena e todos os detalhes desse ambiente. Por trás dessa experiência pode ser desenvolvido um trabalho disciplinar de Língua Portuguesa, Geografia, História e até mesmo de Matemática. A arena faz parte da história da nossa cidade, várias dessas crianças nem estavam nascidas quando a arena foi feita ``, ressaltou Capistrano.

Na programação desta terça-feira (19) visitam o estádio os estudantes das Escolas Municipais Santa Catarina, Professor Antônio Campos e Silva, Professora Noilde Ramalho e Professora Emília Ramos.