STTU define operação independência

Foto: STTU

Os condutores de veículos assim como os usuários do sistema público de passageiros devem ficar atentos às mudanças no trânsito e no transporte para o tradicional desfile de 7 de Setembro. A Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana – definiu a Operação Independência que será realizada nesta quarta-feira (7).

De acordo com o inspetor Carlos Eugênio, toda a operação de intervenção será iniciada às 5h30 da manhã desta quarta-feira, quando será fechada a Av. Hermes da Fonseca, nos dois sentidos, a partir do cruzamento com a Av. Alexandrino de Alencar, para os militares realizarem a formação e ordem do desfile. As intervenções seguirão ao longo da Nilo Peçanha, Av. Prudente de Morais até a chegada no cruzamento com a Ceará-Mirim – também nos dois sentidos.

Segundo Carlos Eugênio, a Ladeira do Sol também estará fechada ao trânsito no sentido Praia/Petrópolis. A Joaquim Manoel e Manoel Dantas também estarão fechadas ao trânsito.A opção dos condutores de veículos para chegar ao centro é acessar a 25 de dezembro pelas Rocas e Brasília Teimosa – onde chega ao Canto do Mangue as regiões da Ribeira e Cidade Alta. Já o condutor de veículo que estiver se deslocando no sentido bairro/centro pela Prudente de Morais deve acessar a av. do Contorno, Deodoro ou o Viaduto do Baldo e evitar a região do desfile.

Para quem vai chegar de ônibus ou transporte opcional para assistir o desfile, as opções de desembarque são a Deodoro e Rio Branco no Centro. A orientação na volta para casa é a mesma: o embarque pelos pontos de paradas no centro. Uma vez que todo o sistema de transporte público também estará sendo desviado da Praça Cívica, onde acontece o desfile.

Além da logística que será empregada no trânsito e no transporte para atender o evento com 50 agentes de mobilidade nos trechos interditados orientando os condutores e pedestres, a Secretaria de Mobilidade Urbana participa do desfile com seis agentes de mobilidade ciclistas, 10 (dez) batedores ligados ao Pelotão de Escolta, 25 agentes do Pelotão de Motociclistas, nove (09) viaturas, um (01) guincho com cesto aéreo minisky, além de 28 agentes do Pelotão Masculino e 25 Agentes do Pelotão Feminino.

“A expectativa é que todo o trânsito seja liberado na região logo após o desfile por volta das 13h”, conclui o Inspetor Carlos Eugênio, Chefe do Setor de Intervenção Viária da STTU.