Estudantes da Rede Municipal vão ao teatro assistir ao clássico Alice no País das Maravilhas

Foto: Manoel Barbosa/SME

O clássico Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll foi apresentado na manhã desta quinta-feira (08), no palco do Teatro Alberto Maranhão para estudantes das Escolas Municipais Professor José de Andrade Frazão, Professora Adelina Fernandes e o Centro Municipal Infantil Professor Belchior Jorge de Sá, pela Companhia Encantada dentro do projeto cultural “A criança vai ao teatro”. Ao todo, 370 estudantes da Rede Municipal de Ensino assistiram ao espetáculo teatral.

O projeto visa apresentar cultura e arte para unidades de ensino da Rede Municipal de Natal, como contrapartida ao subsídio mensal recebido via Lei Aldir Blanc durante o período da pandemia, ofertando com ingresso social ao preço de R$ 15 revertido para custear o translado dos estudantes, a pauta do teatro e a distribuição de pipoca e algodão doce. Nesta sexta-feira (09), vão assistir ao espetáculo os estudantes da Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira e dos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Rosalba Dias de Barros, Professora Telma Rejane Moura Freire e Mailde Ferreira Pinto Galvão

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, Gisele Vitória da Silva, relatou que é muito importante promover uma atividade como esta, pois contribui para a socialização e interação dos alunos. “Tudo implica em um conjunto. Os professores se interessaram muito pela participação e principalmente os estudantes do 1° ao 5° ano, pois eles têm uma necessidade muito grande de vivenciarem o teatro. É notável pela alegria deles estar aqui” afirmou.

Aluno matriculado na Escola M. Professora Adelina Fernandes, Pedro Samuel da Silva Freire, tem oito anos e pela primeira vez teve contato com o teatro. “Gostei muito de ver o Lobo Mau” disse o estudante do 2° ano do Ensino Fundamental.  Sara Nicole Souto da Costa, aluna do 5° ano, tem 11 anos e também visitou o teatro pela primeira vez. “O momento que mais gostei foi quando o Lobo Mau entregou a cesta para a Chapeuzinho Vermelho” contou Sara. A montagem da peça inseriu no roteiro outros personagens clássicos da literatura infantil.

O diretor artístico e produtor executivo da Companhia Encantada de Teatro, Gabriel Brandão, explicou que o objetivo da companhia é levar cultura e buscar intelectualizar a criança, possuindo o teatro como ferramenta de conhecimento e humanização. “O teatro é uma arte que intelectualiza as pessoas, pois ela dá acesso a um monte de informações. Por exemplo, este espetáculo aborda vários temas, como higiene pessoal, boas maneiras, obediência aos mais velhos e vários valores sociais que contribuem para a humanização das crianças. Esses contos de fadas têm o poder de construir caráter e valor, que são fundamentais principalmente nesse período de formação infantil” disse.

A atriz e estudante de Serviço Social, Verônica Lago, contou que já estudou na Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, e isso trouxe uma importância singular para sua apresentação. “Me sinto lisonjeada, especialmente por ter estudado na Escola M. Professora Adelina Fernandes, e muito feliz de participar dessa ação que é levar a arte para as crianças. O teatro é um veículo maravilhoso para fazer com que surjam neles o interesse de buscar a arte”, comentou a atriz.