Minicurso sobre Primeiros Socorros qualifica 177 profissionais do magistério

Foto: SME

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel encerrou nesta quinta-feira (08), o Minicurso de Primeiros Socorros para profissionais do magistério da Rede Municipal de Ensino de Natal. A iniciativa reuniu 177 em cinco turmas com duração de três dias. O curso foi realizado nas instalações do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) localizado na Avenida Nascimento de Castro, localizado no bairro Dix-Sept Rosado.

Segundo Teresa Cristina de Medeiros Nóbrega, assessora pedagógica do Setor de Educação Especial da SME-Natal, o curso não só abriu vagas para os professores, mas também para os funcionários das unidades de ensino. “Os cursistas tiveram informações que alguém que não seja da área de saúde tenha acesso, para que possam ter a iniciativa em uma emergência antes que chegue algum socorrista profissional. Aprendemos situações de engasgo, epilepsia, quedas, desmaios em geral e picadas de animais. Situações que realmente são vivenciadas no cotidiano da escola”, pontuou Nóbrega.

O instrutor Jair Góis Cavalcante que integra o Núcleo de Educação Permanente do SAMU Natal. “O nosso principal objetivo é orientar os profissionais da educação para qualquer tipo de urgência nas escolas antes da chegada dos profissionais de saúde. No ano de 2018 foi instituída a Lei Lucas Bigalli, e por causa desta legislação, estamos realizando esses cursos. No minicurso com os profissionais do magistério abordamos manobras de engasgo, crise epiléptica, identificação de parada cardiorrespiratória, crise convulsiva, desmaio, febre, picadas de animais e várias outras urgências que possam ser identificadas no período que a criança está na escola. Então, estes professores saíram aptos a identificarem qualquer tipo de urgência nessas proporções até a chegada do SAMU”, explicou Cavalcante.

A professora Késia Idesis Jácome Varela Barca, da Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra falou sobre o curso e o aprendizado. “O curso é de extrema relevância, pois existem muitas situações que precisamos geralmente de um socorro. Então, aprendemos muita coisa que nos deixa um pouco mais tranquilos em relação a certas situações que possam ocorrer”, comentou.

“Esse curso é de extrema importância para nós educadores, pois levaremos para escola conhecimentos técnicos que não tenhamos, o que pode facilitar nossa ação dentro de uma emergência da escola e salvar a vida de uma criança”, destacou a coordenadora pedagógica do CMEI Amor de Mãe, Ana Karla Gomes de Araújo Freitas.

Lei Lucas Bigalli

Criada em 2018, a Lei 13.722/18 levou o nome de Lucas, para homenagear o menino Lucas Bigalli de 10 anos, que morreu devido a um sufocamento mecânico por alimento no município de Campinas (SP), durante um passeio escolar em setembro de 2017, Lucas acabou se engasgando com um pedaço de salsicha que estava comendo.

Desde sua aprovação, a Lei Lucas se tornou um passo importante para a segurança dos profissionais da educação e obriga escolas públicas e privadas, de Educação Infantil e Ensino Fundamental a se prepararem para quando necessário poder prestar os primeiros socorros.