Setembro Amarelo: campanha alerta para prevenção ao suicídio em Natal

Foto: SMS

O mês de setembro se veste de amarelo e volta sua atenção à prevenção suicídio. A palavra-chave para definir a campanha é o acolhimento, por isso a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), intensifica o Setembro Amarelo com ações nas unidades de saúde e atividades especiais.

Nesta quarta-feira (14) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Oeste, realiza encontro no Parque da Dunas, a partir das 09h, para discutir a temática. No dia 21 de setembro será a vez de uma ação integrada entre o Departamento de Atenção Especializada e o Departamento de Atenção Básica da SMS/Natal, com intervenção educativa no calçadão da Av. João Pessoa, a partir das 08h30.

"Essas ações são importantes para que a população se conscientize cada vez mais que todos os dias é dia de cuidar da nossa saúde mental, não apenas durante o setembro amarelo", comenta Luís Fernando Santos, coordenador de Saúde Mental de Natal.

Um dos principais alertas para a prevenção ao suicídio se dá através da percepção de sinais como depressão, tristeza e reclusão, por exemplo. Apesar do mês dedicado às intensificações ser setembro, é necessário observar os sinais e deve-se ter atenção durante todo o ano.

A orientação ao perceber alguns dos sintomas acima é buscar conversar com o indivíduo e tentar ajudar com apoio psicológico. Através dos profissionais da rede de atenção primária (UBS) é possível encontrar acompanhamento psicossocial. Ao perceber sintomas graves como tentativa, pode-se levar o usuário a uma unidade de pronto atendimento para avaliação médica. Após estabilização, o paciente é referenciado para acompanhamento em um dos cinco CAPS do município.