Estudantes da Escola M. Professora Maria Cristina Tavares visitam o Parque da Cidade

Foto: SME

Uma aula de Educação Ambiental para 40 estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Cristina Ozório Tavares aconteceu na terça-feira (13), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A aula passeio faz parte do projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil, desenvolvido pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

Os estudantes visitaram a exposição coletiva “Caminhos das Águas”, a mostra de animais empalhados e a biblioteca, além da aula de Educação Ambiental no auditório onde conheceram a preservação, conservação e pesquisa científica desenvolvida no Parque da Cidade.

O chefe do Setor de Educação Ambiental da Biblioteconomia da Semurb, Otávio Escócia Colaço, que coordena a visitação das escolas municipais, comentou que a difusão do conhecimento, relacionados ao meio ambiente, bioma, fauna, flora e ao projeto arquitetônico do Parque da Cidade, idealizado por Oscar Niemeyer, além das trilhas naturais, fazem parte do roteiro escolar. “E o conhecimento em si da preservação, que é a parte mais importante para se plantar essa semente nas crianças, que são os agentes propagadores da educação para que no futuro haja uma consciência e um comportamento diferente em relação à natureza", enfatizou.

A professora Sandra Lúcia Cândido, da Escola Municipal Professora Maria Cristina Ozório Tavares, disse que a aprendizagem é fundamental nesse processo de construção de conhecimento das crianças, porque desenvolve esse senso de responsabilidade com o meio ambiente e como multiplicadores. “Os conhecimentos adquiridos e que os estudantes vão levar para vida toda, servirá para se transformar numa responsabilidade coletiva, para cada um deles, ter o cuidado, o respeito ao meio ambiente, as plantas e a tudo que temos e que faz parte do mundo”, declarou.

A assessora pedagógica do DAE, Marluce Cavalcanti Silva, reforçou que a intenção principal da visita ao Parque da Cidade é ampliar a visão dos alunos como multiplicadores de sabedoria. “O que os estudantes aprenderam no Parque Dom Nivaldo Monte, eles irão repassar para a família e para os amigos da escola. Uma excelente aula de meio ambiente, que possibilitou um aprendizado maior sobre a natureza”, finalizou.

O Projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil é uma iniciativa que desenvolve ações educativas envolvendo o binômio educação-cidadania em escolas da Rede Municipal de Ensino.