Câmara Técnica do GGIM apresenta a profissionais da mídia metodologia preventiva ao suicídio


Câmara Técnica do GGIM apresenta a profissionais da mídia metodologia preventiva ao suicídio
Foto: Semdes

Integrantes da Câmara Técnica Intersetorial de Prevenção ao Suicídio em Natal se reuniram com profissionais de emissoras de televisão e servidores públicos municipais das assessorias de comunicação, para apresentar e debater a veiculação de notícias sobre a temática do suicídio que atendam às recomendações divulgadas por órgãos públicos e associações da área da saúde.  

O encontro, realizado no miniauditório do Cemure, no úlrimo dia 12, trouxe o tema “A informação como Ferramenta de Prevenção ao Suicídio” e contou com a presença de representantes das emissoras TV Assembleia, TV Câmara, TV Ponta Negra e TV Universitária e de servidores das assessorias de comunicação das secretarias: Semdes, Semurb, SME, SMS, Sempla, Semtas, Semul e STTU. 

Além dos convidados participantes, se fizeram presentes os integrantes da câmara técnica: Flávio Vieira e Alexsandro Lima do GGIM, Dulciana Costa, Andreia Santos e Emanuelle Camelo da SMS, que apresentaram pertinentes informações acerca da temática, abordando conceitos, dados estatísticos, preconceitos e tabus, fatores de risco e de proteção, rede de apoio, o que falar e o que não falar sobre as ocorrências, passando ainda pela questão da tipificação criminal relacionada ao induzimento, instigação e auxílio ao suicídio ou à automutilação. 

Como forma de fechamento das informações apresentadas e discutidas, foi proposta oficina de produção textual aplicada à divulgação de notícia sobre suicídios, seguindo as orientações publicadas em documento produzido por autoridades especialistas no tema. 

Dentre as orientações repassadas a respeito de como abordar o suicídio, faz-se importante destacar algumas sugestões úteis para toda a população: não se deve mencionar o método utilizado e o lugar escolhido, nem tornar pública carta de despedida ou foto do suicida. Por outro lado, há cuidados e informações que precisam estar presentes nas notícias de suicídio: destacar as alternativas ao suicídio; considerar o impacto do suicídio nos familiares da vítima, e nos sobreviventes, em termos de estigma e sofrimento familiar; listas de serviços de saúde mental disponíveis e telefones e endereços de contato que oferecem ajuda; entre outros. Nesse sentido, recomenda-se que as equipes de comunicação trabalhem em conjunto com autoridades de saúde na apresentação dos fatos. 

Novas ações da câmara técnica estão sendo planejadas e na próxima semana, seus integrantes participarão de evento alusivo ao Setembro Amarelo, atendendo a convite de uma universidade natalense que deseja levar à comunidade escolar informações e orientações referentes a formas de prevenção e de posvenção do suicídio.  

A câmara técnica é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Natal (GGIM) desde 2019 e tem realizado palestras, treinamentos, levantado dados e fomentado discussões a respeito do fenômeno do suicídio, que é uma questão complexa de saúde pública, com causas multifatoriais e que gera sérias consequências emocionais, sociais e econômicas, merecedora da atenção de toda a sociedade. 

“A vida é a melhor escolha!” 

Em caso de intenso sofrimento psíquico com risco à vida, deve-se buscar acolhimento e atendimento médico em unidade básica de saúde ou Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e, em casos de tentativa de suicídio, acionar o SAMU (192) ou conduzir à UPA mais próxima. 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, diariamente, pelo telefone (188), e-mail (https://www.cvv.org.br/e-mail/) e através do chat.


Para mais informações sobre endereços e contatos de unidades de saúde clique aqui

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389