Semana Nacional de Trânsito é aberta em Natal

Foto: STTU

Com solenidade no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a Prefeitura do Natal abriu nesta sexta-feira (16) a Semana Nacional de Trânsito. O tema da edição de 2022 é focado na máxima: Juntos Salvamos Vidas e o evento é uma realização da Prefeitura de Natal, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana, de Saúde e os órgãos integrantes do Programa Vida no Trânsito (PVT).

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, que também representou no evento o prefeito Álvaro Dias, representantes da secretaria de Saúde, do CPRE, Cetran, da Polícia Rodoviária Federal e os integrantes do PVT dos municípios da região metropolitana.

Durante o evento, também foi anunciada toda a programação deste que já começa neste sábado (17) com o Circuito Mirim de Ciclismo Mãe Peregrina no Centro de Treinamento de Educação no Trânsito – CETET, no Pitimbú. Na segunda-feira (19), acontecem ações educativas dentro do Programa Minicidade com alunos do Colégio Ecopark no CETET e ação com o grupo de teatro da STTU na Escola Marie Jost.

A programação prossegue na terça-feira (20) com palestras educativas e teatro no CADE Colégio e Curso; Na quarta-feira (21) será realizada blitz educativa na av. Cap. Mor Gouveia; ação educativa no CETET com alunos da Escola Universidade da Infância; à noite, por volta das 18h, será a vez de ação educativa com o CPRE, DETRAN, STTU e PVT nos bares de Ponta Negra.

Na quinta-feira(22), acontece o Dia Mundial Sem o Carro; ação educativa com os alunos do Fundamental I, da Escola Universidade da Infância e mesa redonda, entre 13h30 e 17h, com alunos dos cursos técnicos do SENAI-CTGÁS com os temas psicologia do trânsito, principais lesões decorrentes dos acidentes de trânsito e consequência da mistura álcool e direção.

Sexta-feira (23), entre 9h e 12h, será a vez de Pitstop na Praia do Meio e ação educativa no Centro Educacional Manaim – no Planalto. Fechando a programação da SNT 2022, acontece no domingo o Ciclo Natal.

De acordo com a STTU, todas as atividades serão desenvolvidas objetivando uma reflexão sobre a mudança de comportamento como meio para transformação do trânsito num espaço de cidadania e valorização da vida.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Os acidentes no trânsito ainda constituem uma das maiores causas de mortes no Brasil e no mundo. E para conscientizar todos os envolvidos e propor ações educativas que visem a preservar vidas no trânsito, anualmente, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro.