Dia Mundial do Turismo terá como tema em 2022 “Repensar o Turismo”

Foto: Alex Régis/ Secom

O Turismo não só exerce o poder de ressaltar a importância cultural de uma região, como também fortalece a economia do país. O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980, e tem como função evidenciar a importância dessa atividade, que contribui para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação de nossos horizontes culturais.

Atualmente, o turismo tem apresentado um crescimento considerável e representa 3,3% do PIB Mundial. Essa participação significativa se tornou possível após a implementação de políticas públicas de turismo, as quais  passaram a dar suporte efetivo à capitalização de alguns espaços, de forma a atrair novos investimentos.

Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o tema a ser discutido este ano é Repensar o Turismo e voltar a focar no futuro. Isso porque o Turismo Mundial está passando por uma recuperação após a pandemia, e a OMT destaca a oportunidade de repensar como fazer o turismo, com base no reconhecimento político e público sem precedentes para o setor.

O turismo é uma atividade econômica expressiva no Rio Grande do Norte, principalmente na capital Potiguar. Não só pelas áreas litorâneas deslumbrantes que proporcionam experiências únicas, mas também pela diversidade cultural que impacta quem a conhece. De acordo com o Prefeito de Natal, Álvaro Dias, o Turismo é uma das grandes prioridades de sua gestão, e isso foi reafirmado com a reformulação do antigo Plano Diretor, de 2007, que possibilitará realizar novos avanços para o Turismo local. “Vamos modernizar e povoar a orla, atraindo investimentos da construção civil, de bares e de restaurantes. Natal é uma das cidades mais bonitas do mundo e um dos destinos mais procurados. Para desenvolver a economia do município, iremos investir fortemente no turismo”, reforçou o prefeito no último Seminário de Turismo de Natal.

O tema deste ano nos traz a oportunidade de pensar sobre os próximos passos a serem dados, com objetivo de pôr os olhos no futuro desse setor, pois assim como afirmou Álvaro Dias ao tomar posse na Cidade de Natal: "... precisamos gerar emprego e renda, precisamos reaquecer a economia e investir no turismo com responsabilidade, para superar a grande lacuna gerada pelo desaquecimento do mercado provocado pela pandemia do coronavírus".

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Turismo de Natal (Setur), iniciou novos projetos em busca de potencializar o Turismo da Cidade, um deles é o Mapeamento Turístico de Natal em parceria com o Sebrae RN, que busca enumerar os negócios turísticos de Natal e traçar um perfil dos empreendimentos do setor, além de quantificar os impactos gerados pela atividade na economia da cidade.

Pesquisadores vão identificar empresas dos segmentos de meios de hospedagem, agências de turismo, operadores de viagens, receptivos turísticos, bares, restaurantes e negócios de alimentação fora do lar, casas de espetáculos e de entretenimento, cinemas, teatros, lojas de artesanato dos bairros, e serviços de bugueiros de Natal e oferta de day use, além de demarcar as principais zonas turísticas da cidade.

Além disso, está sendo elaborado o Branding da capital Potiguar, que é a marca da cidade, um símbolo que representa a chamada Cidade do Sol. O estudo está sendo feito pela empresa IDIT, que irá buscar através de uma pesquisa com a população definir a marca local.

De acordo com Fernando Fernandes - Secretário Municipal de Turismo - a ideia de ambos os projetos é estruturar um inventário e a marca da cidade, contendo informações estratégicas para o setor, para criação de políticas públicas e ações que fortaleçam uma das principais bases econômicas de Natal.