Professores de Educação Física discutem o Sistema Didático Protege do Instituto Esporte e Educação


Professores de Educação Física discutem o Sistema Didático Protege do Instituto Esporte e Educação
Foto: Lili Gomes/SME

O Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou nesta segunda-feira (26), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), a formação continuada de Educação Física. Desta vez, os professores contaram com a presença do Sistema Didático PROTEGE, praticado pelo Instituto Esporte e Educação (IEE).

 

 

A formação teve como objetivo reconhecer o jogo como instrumento de ensino do esporte, seu potencial educacional e aplicar a ferramenta didática PROTEGE no ensino do jogo e do esporte. O Projeto do IEE acontece presencialmente, mas também é acompanhado de forma virtual, em uma plataforma onde os professores podem acessar os conteúdos trabalhados dentro do programa.   

 

 

Segundo o coordenador responsável pelo projeto em Natal, José Camelo da Gama, a intenção é que os professores pensem cada vez mais na prática e de que maneira eles podem intervir qualificadamente para que o aluno possa seguir para uma nova aprendizagem. “Esse projeto é do Instituto Esporte e Educação que é presidido pela Ana Moser, jogadora de vôlei medalhista e tem a intenção de que os professores possam trabalhar cada vez mais o esporte de forma democrática, um esporte para todos, para que as crianças aprendam jogar bem, mas aprendam mais do que esporte, que aprendam a ser cidadãos”.

 

 

A assessora pedagógica do DEF, Estefânia Dutra Veras afirmou que o projeto está sendo muito interessante e intenso para os professores da Rede. “Eles estão recebendo novas propostas pedagógicas que servirão como ferramenta para trabalhar com os alunos”, disse.

 

 

A professora Giuliana Dantas Diniz, da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, no bairro Neópolis, relatou que a formação com o Instituto Esporte e Educação, traz possibilidades para trabalhar o novo dentro da perspectiva possível.

 

 

“Todo mundo entende o esporte somente como regras fechadas, institucionalizadas, mas quando a gente vem para essa atividade, descobrimos que a dinâmica, pode ser outra e podemos trazer para a sala de aula essa nova forma de concepção do esporte. Que todos possam participar, que teremos o vencedor, mas que todos têm algo a contribuir. Para a criança, sendo construída desde a infância, é muito importante que sejam passados esses valores, de regras, de perseverança. Que cada um pode conseguir, sem precisar ser o mais habilidoso, participando com eficiência da forma de cada um. Para a criança amplia bastante o repertório motor e as possibilidades do esporte, na vida dela. A criança pode levar isso para sempre, independente dela seguir o caminho de atleta ou não”, explicou Diniz.  

 

 

 

Instituto Esporte e Educação

 

 

Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.  

 

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