Natal inicia busca ativa para atualizar carteira vacinal de crianças

Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) iniciou na última segunda (26) uma busca ativa nos bairros de Felipe Camarão e Nossa Senhora da Apresentação para atualizar as carteiras de vacinação infantil. Os vacinadores vão definir um cronograma semanal nos bairros com menor índice vacinal, para imunizar através de ação porta a porta, crianças de 0 a menores de 05 anos com os imunobiológicos da primeira infância, como contra a Poliomielite, por exemplo.

O principal objetivo da SMS/Natal é atingir as metas vacinais do município para que a população cresça de forma mais saudável, uma vez que as vacinas previnem diversas doenças, algumas já erradicadas no Brasil. "Nossa última campanha foi contra a Pólio, onde apenas 18% de nossas crianças foram vacinadas, isso preocupa pois ainda temos cerca de 33 mil crianças descobertas", comenta George Antunes, secretário Municipal de Saúde de Natal.

Até sexta-feira (30) todos os pontos extras da capital estarão abastecidos com a vacina contra Pólio, imunizante elencado para trabalhar em evidência durante todo o mês de setembro no projeto 'Vacinando com Natal'. Em agosto o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS/Natal), através do Setor de Agravos Imunopreveníveis (NAI/Natal) define outro imunizante para ter acesso facilitado à população. Nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta, é possível encontrar todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização.

Outra estratégia adotada pela SMS/Natal será a aplicação dos imunizantes nas escolas. Nas próximas semanas será articulada junto à Secretaria Municipal de Educação (SME/Natal) como proceder junto às instituições de ensino para viabilizar a vacinação com autorização dos pais e responsáveis. A SMS/Natal estima iniciar o serviço em outubro.