Gestores discutem seu papel na sociedade do conhecimento

Crédito da imagem: Adrovandro Claro

A reunião mensal dos gestores das escolas da rede municipal de ensino, realizada na manhã desta quarta-feira, 21, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (CEMURE), teve como tema O papel do gestor na sociedade do conhecimento e foi aberta pela secretária adjunta de Gestão Escolar, professora Eliana Torres. Após as boas vindas aos participantes, Eliana passou a palavra à Anizia Maria da Fonseca Soares , da Assessoria de Planejamento e Avaliação (APA) da Secretaria Municipal de Educação (SME) que discorreu sobre a importância da precisão das informações para o censo escolar. O censo subsidia o Ministério da Educação e Cultura (MEC), entre outras importantes funções, no envio dos kits para os diversos programas realizados pela Secretaria Municipal de Educação.

Em seguida foi a vez do coordenador da APA, professor Ermerson Capistrano, discorrer sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Comparando-se com 2007, penúltimo IDEB, 25 escolas de Natal tiveram ascensão. Ermerson mostrou dados e estatísticas comprovando características comuns às escolas de melhor resultado não só em Natalo, mas em todo o país.

São cinco itens que fazem total diferença para melhor. Começando pela gestão participativa envolvendo a escola, os pais, a comunidade e a SME. O segundo item é o acompanhamento do aluno, que se dá, por exemplo, com o controle de suas ausências. As escolas bem sucedidas têm em comum a adoção de regras e normas de condutas mais claras, para que todos possam entendê-las e cumpri-las. Outros diferenciais são a continuidade da equipe escolar e e a excelencia de atividades complementares, que pode se dar, por exemplo, através da leitura e acompanhamento pedagógico aos alunos com déficit de conteúdo.

Sobre o fato de algumas escolas de Natal terem obtido um desempenho abaixo da média, o coordenador explicou que são fatores complexos e relativos e que cada unidade escolar tem que ser entendida dentro do contexto em que está inserida. “Temos que levar em conta as projeções para Natal e trabalhar para atingir a meta propostas. Mas existe uma evolução dentro da rede”, disse. De acordo com os demonstrativos, os alunos estão aprendendo qualitativamente mais do que nos anos anteriores. Esses resultados mostraram uma evolução de cerca de 10 pontos nos anos iniciais.

O tema central desta reunião, O papel do gestor na sociedade do conhecimento, foi abordado pela professora Leda Andrade. E em seguida a professora Maria Lucilene fez a explanação final, falando sobre os preparativos da SME para a Mostra de Arte Cultura e Conhecimento, que acontece na próxima semana, de 25 a 30 de julho.