Programa Wi-Fi Natal ativa quatro novos pontos de internet gratuita nas zonas Sul e Norte

Foto: Sempla

Garantindo para a população natalense o acesso à internet de maneira gratuita, rápida e de alta qualidade em espaços públicos, o Programa Wi-Fi Natal expandiu novamente e chegou à marca de 43 pontos de Wi-Fi instalados, com a ativação de quatro novos nesta semana, localizados nas Academias da Terceira Idade (ATIs) da Av. Brigadeiro Gomes Ribeiro, no bairro Nova Descoberta; Rua dos Canários, no Pitimbu; Rua Pedra do Sino, no bairro Potengi; e do Espaço de Lazer Marinho Chagas, em Nossa Senhora da Apresentação.

O Programa WI-Fi Natal segue a orientação do Governo Federal e atende aos usuários de ATIs, equipamentos espalhados pelas quatro regiões da cidade. Até o final do ano, outros cinco novos pontos de Wi-Fi deverão ser instalados, beneficiando as ATIs do Parque da Cidade (Pitimbu), Praça Augusto Leite (Tirol), Praça Gentil Ferreira (Alecrim), Praça Muriaé (Potengi) e Praça São Camilo de Lelis (Lagoa Nova). Com isso, o programa encerrará 2022 com 49 localidades atendidas com internet livre, grátis e de alta qualidade.

Segundo o prefeito Álvaro Dias, “o Wi-Fi Natal marca um momento histórico para a cidade, por se tratar do maior programa de inclusão digital já executado em Natal, ampliando o acesso da população a informação e a inúmeros serviços hoje ofertados de modo on-line, como aqueles disponibilizados pela Prefeitura através do aplicativo Natal Digital”. O programa é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por intermédio do Ministério das Comunicações, e leva o sinal de internet gratuita aos espaços públicos. A conectividade entre pontos de distribuição do sinal de internet é viabilizada pela Infovia Potiguar, uma rede de fibra óptica construída a partir de uma parceria entre os setores públicos e privados.

Responsável por coordenar toda a área de Tecnologia da Informação do Município, a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), junto com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), gerencia o Wi-Fi Natal. Titular da Sempla, Joanna Guerra considera que com o programa “estamos bem próximos do objetivo maior, que é democratizar o acesso à internet, buscando mais inclusão social e digital em todas as regiões da cidade”.

Locais que já contam com o Wi-Fi Natal

Zona Norte (16): Praça São Vicente de Paula (Igapó); ATI da Av. Guararapes (Lagoa Azul); Praça Além Potengi (Pajuçara); Praça Tucuruí (Potengi); Praça Nossa Senhora dos Navegantes (Redinha); Praça Guarujá (Lagoa Azul); Praça Vovó Gurgelita (Lagoa Azul); ATI da rua Manoel Leopoldo (Lagoa Azul); Praça da Bíblia (Potengi); Praça Hélia Barros Galvão (Igapó); ATI da rua Planalto Meridional (Potengi); Área de Lazer do Panatis (Potengi); Praça São Simão (Pajuçara); Praça José Raimundo da Silva (Redinha); ATI da rua Pedra do Sino (Potengi); e ATI do Espaço de Lazer Marinho Chagas (Nossa Senhora da Apresentação).

Zona Oeste (07): Praça Marcílio Dias (Bairro Nordeste); ATI do Largo Santa Paula Frassinetti (Felipe Camarão); ATI da rua Aristófanes Fernandes (Bom Pastor); ATI da rua Coemaçu (Quintas); Praça Francisco Roberto de Oliveira (Felipe Camarão); Praça dos Beijoqueiros (Bom Pastor); e Praça dos Mártires (Dix-Sept Rosado).

Zona Leste (04): Parque Ney Aranha Marinho (Tirol); Praça Engenheiro Wilson Miranda (Santos Reis); Praça Mestre Francisco Valentim (Rocas); e Praça Miguel Carrilho (Praia do Meio).

Zona Sul (16): Praça Mãe Peregrina (Pitimbu); Praça Pureza Moura (Lagoa Nova); Praça Des. Norton Chaves (Nova Descoberta); Praça Padre Vilela (Candelária); Praça Raimunda Teixeira (Lagoa Nova); ATI da Quadra de Esportes do Conjunto Pirangi (Neópolis); Praça das Mangueiras (Lagoa Nova); Praça do Cruzeiro (Ponta Negra); Praça Tomaz Toscano da Mata (Candelária); Praça Joaquim Eufrásio (Neópolis); Praça São Francisco de Assis (Pitimbu); Praça Henrique Carlone (Ponta Negra); Praça Tarcísio Maia (Neópolis); ATI da rua Arenópolis (Ponta Negra); ATI da Av. Brigadeiro Gomes Ribeiro (Nova Descoberta) e ATI da rua dos Canários (Pitimbu).