Prefeitura do Natal amplia investimentos no Programa MenteInovadora

Foto: Felipe Dantas/SME

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ampliou a parceria com a empresa de tecnologias educacionais Mind Lab, por meio do Programa MenteInovadora.  Em 2023, serão beneficiados com a execução da metodologia em 10 Centros Municipais de Educação Infantil, contemplando 3.513 crianças e 164 educadores infantis. Na última terça-feira (11) aconteceu a entrega dos jogos e materiais pedagógicos no CMEI Professora Francisca Célia Martins de Souza, situado no bairro Nossa Senhora da Apresentação. O Programa já abrange 12 escolas de Ensino Fundamental, beneficiando 4.832 estudantes e 178 professores. O investimento total com o Programa MenteInovadora neste ano de 2023 é na ordem de mais de R$ 1,7 milhão.

Participando da entrega, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, detalhou o investimento e a importância do momento. “Na Educação Infantil o investimento foi de R$405.048,00 para 10 CMEI, com a intenção de oportunizar experiências lúdicas que enfatizam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas. Brincando/jogando, as crianças poderão usufruir de brinquedos e outros materiais, interagindo com seus pares e adultos, em um ambiente de aprendizagem, com intencionalidade pedagógica.  A aquisição se refere aos laboratórios e à formação docente, intervindo na prática de professores e crianças”, comentou.

Atuando como gestora pedagógica do CMEI Professora Francisca Célia Martins de Souza, Márcia Cristina da Silva destacou a importância dos itens pedagógicos. “Essa parceria é muito importante para as nossas crianças. Esses jogos são relevantes para o cognitivo, além da prática, é mais um recurso para o nosso CMEI utilizar no ensino. Uma tecnologia nova, que traz novos conhecimentos é fundamental para eles. Esse material facilita muito a prática pedagógica”, pontuou. O CMEI atende 475 crianças do berçário ao nível IV.

Representando a Mind Lab Brasil no Nordeste, Mariza Augusta contou mais sobre a forma de atuação da empresa e como a parceria com a SME potencializa o trabalho educacional no cotidiano das crianças dos CMEI. “A Mind Lab é uma empresa líder na área de desenvolvimento socioemocional e trabalhamos há mais de 24 anos. A nossa proposta contempla uma aula semanal de 50 minutos, partindo do princípio que a nossa missão é formar os infantes e os jovens para além dos muros das escolas. A parceria com a Rede Municipal de Natal é um laço intenso, no fundamental já são oito anos juntos e agora estendendo essa perspectiva para a Educação Infantil”, comentou.

A Mind Lab é uma empresa educacional que atua na construção de habilidades socioemocionais contribuindo para a formação humanizada de crianças e famílias, realizando parcerias com diversas escolas pelo Brasil. As ações do método de ensino consistem em valorizar o desenvolvimento da criança, por meio dos materiais pedagógicos e kits de brinquedos educativos, além das formações previstas para serem promovidas para os educadores infantis (professores e estagiários), no final de abril.