Natal recebe Encontro Regional do Fórum CB27 dos secretários de Meio Ambiente das capitais do NE


Natal recebe Encontro Regional do Fórum CB27 dos secretários de Meio Ambiente das capitais do NE
Foto: Kívia Pandolphi

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), o Encontro Regional Nordeste do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Promovido como ação prévia do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, a sessão de atividades teve como objetivo contribuir para inspirar e trazer insumos às gestões das capitais brasileiras por meio da discussão de encaminhamentos regionais a serem endereçados ao novo Governo Federal.

A mudança do clima é um dos principais desafios que a humanidade está enfrentando neste século e as cidades têm um protagonismo na implementação de soluções no território. Reunindo a representação local de cerca de 1/4 da população brasileira, o Fórum B27 possibilita importantes caminhos para a transformação do espaço urbano.

O Encontro do Fórum foi moderado pela coordenadora de Relações Institucionais do ICLEI Brasil, Ana Wernke, pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal e Coordenador Regional Nordeste do Fórum CB27, Thiago Mesquita, e pelo Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa e Coordenador Nacional do Fórum CB27, Welison Araújo.

A reunião buscou responder algumas “perguntas norteadoras da Assembleia ”com vistas a auxiliar na construção do diálogo e dos encaminhamentos. Entre elas estavam: quais são as pautas e demandas estratégicas da região Nordeste? O que queremos do novo governo federal? Como podemos cooperar mais e melhor para atendermos a essas pautas e demandas? Quais espaços regionais podemos aproveitar para incidir sobre as pautas e demandas mapeadas anteriormente? E como podemos ter mais representação/participação neles? Em seguida, o espaço foi aberto ao debate.

Um dos objetivos específicos para 2023 do CB27 é aumentar o envolvimento das Coordenações Nacional e Regionais nas decisões e tarefas estratégicas . Portanto, o Encontro Regional Nordeste aconteceu em Natal, em intersecção ao 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste e à 1ª Conferência Potiguar do Clima.

Participaram também do Encontro o secretário de Meio Ambiente de Boa Vista, Alexandre dos Santos; o coordenador da agenda 2030 de Teresina, Leonardo Madeira, a diretora de Resiliência de Salvador, Larissa Brandão ,a secretária adjunta de Planejamento da Semurb Natal, Eudja Mafaldo, e a Coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência do ICLEI, Keila Ferreira.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389