Com apoio da Prefeitura de Natal, COP/RN é aberta oficialmente

Foto: Joanna Lima/Secom (PMN)

A primeira edição da Conferência Potiguar do Clima (COP/RN) foi aberta nesta quinta-feira (13) em solenidade realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A Prefeitura do Natal colaborou com a realização do evento que presta um importante serviço para debater questões e ações relacionadas ao clima e ao meio ambiente.

A Conferência surgiu com o objetivo de discutir a grave crise climática que vive o planeta, suas manifestações no Brasil e particularmente no Rio Grande do Norte, bem como apontar orientações e propostas que possam diminuir o impacto dos efeitos da degradação ambiental especialmente da caatinga, que já está entre os biomas mais ameaçados do planeta.

Thiago Mesquita, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo da prefeitura do Natal, representou o prefeito Álvaro Dias, valorizou o evento e expôs alguns trabalhos que estão sendo realizados pela gestão. “A prefeitura tem participado completamente das discussões que envolvem o meio ambiente e estamos buscando cada vez mais a implementação de políticas publicas e ações voltadas ao segmento. Sabemos que o nosso planeta enfrenta sérios problemas ambientais, e grande parte dos problemas ocorrem em decorrência da ação do homem, que desmata, polui e utiliza de maneira exagerada todos os recursos naturais que o planeta oferece. Um de nossos projetos é o Planta Natal, projeto que contribui para o clima e meio ambiente da nossa cidade, com o plantio de árvores”, pontuou.

A Prefeitura do Natal mantem em atividade o Planta Natal, projeto para plantar 10 mil árvores de espécies nativas no município, com o objetivo de incrementar, de forma ordenada e adequada, a massa arbórea da cidade, promovendo o aumento da diversidade vegetal e contribuir com melhor qualidade de vida da população.
Durante o evento, serão expostos estudos e reflexões para contribuir com ações práticas para implementar estratégias de conservação e uso sustentável da biodiversidade, devido a urgência de fomentar a participação ativa de gestores, ativistas e estudiosos do assunto.

Alguns temas se destacam nessa conferência, como: segurança hídrica, segurança alimentar, riscos nas zonas costeiras e manguezais, energias renováveis (oportunidades e riscos), conservação de florestas e reflorestamento e políticas para cidades sustentáveis.

Confira a programação:
Sexta-feira (14)