Natal assina o protocolo de intenções para a Governança Climática


Natal assina o protocolo de intenções para a Governança Climática
Assessoria de imprensa/Semurb

O primeiro dia de discussões do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, ocorrido nesta quinta-feira (13), foi marcado pela assinatura do protocolo de intenções assinado por Natal para desenvolver a Governança Climática e o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. As discussões acontecem auditório da secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e segue hoje pela com a reunião com prefeitos e se encerra neste sábado (15), com uma visita técnica ao rio Potengi. O encontro tem por foco a discussões com especialistas sobre cidade, clima e Natureza que fomentar soluções sobre a questão ambiental no Nordeste.

O titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, abriu os trabalhos dando boas vindas aos participantes do encontro e desejou aos participantes “um dia bastante produtivo e rico para o avanço da cidade nas questões de Meio Ambiente. É um privilégio representar a cidade nesse evento tão relevante e poder acolher nossos colegas da região Nordeste para discutir esse tema tão relevante para a região e para o mundo”, disse ele.

A primeira mesa redonda do evento teve como tema “Cidades, Clima e Natureza”. Na ocasião, o Senior Fellow de Biodiversidade do ICLEI América do Sul, Cláudio Maretti, discursou sobre a biodiversidade como o caminho para a solução de problemas sociais e econômicos, compromisso do poder público com o Meio Ambiente, importância de pontos de microdrenagem e hortas comunitárias. Além dele, a representante do Movimento Camponês Popular, Maria Gabriela Lins, falou sobre agricultura familiar, mulheres no campo e alternativas de acesso à alimentação saudável.

O diretor do departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb contribuiu na segunda mesa redonda do dia com o tema “Áreas Protegidas: para além da conservação da natureza”. Durante sua apresentação, o diretor destacou a relevância da educação para avanço dos temas e conscientização da população como contribuintes na preservação da fauna e flora.

A tarde, foram realizados dois painéis, o primeiro foi sobre Centros Urbanos: o papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento, onde se discutiu como se buscar investimentos para implantar programas e projetos pelas cidades. Já o segundo foi sobre mitigação e adaptação nas cidades Nordestinas.

Ao final foi assinado por Natal o protocolo de intenções para desenvolver a Governança Climática e o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que será o primeiro passo da cidade na direção à sua conformidade climática. Com isso, o município atesta os eu comprometimento em tomar mais essa inciativa em busca de sua mitigação e adaptação urbana frente à emergência climática. Uma equipe será formada com um ponto focal, e fornecer ao ICLEI todas as informações necessárias para facilitar o desenvolvimento do projeto e assegurar o envolvimento de representantes políticos e técnicos.

O evento se estende sexta e sábado com mais ações em Natal:

Sexta (14)

9h - Diálogos pela Resiliência e Gestão de Risco moderada por Rodrigo Perpétuo. Em seguida, apresentações dos prefeitos Álvaro Dias, Orlando Caldeira e da prefeita Renata Sene, moderada por Keila Ferreira.
Local:Auditório da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU)

Sábado (15)
9h-Visita Técnica no Rio Potengi finalizando as ações do evento
Local: Iate Clube de Natal, Santos Reis.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389