Semana do Meio Ambiente começa no sábado (1º) com atividades gratuitas no Parque da Cidade


Semana do Meio Ambiente começa no sábado (1º) com atividades gratuitas no Parque da Cidade
Gil Araujo/Semurb

A Semana do Meio Ambiente de Natal 2024 (Sema) realizada pela Prefeitura começa no próximo dia 1º e segue até o dia 7 de junho. Com o tema “Cidades Costeiras Resilientes: Desafios Climáticos”, o evento conta com vasta programação. Este ano, as atividades acontecem no Bosque das Mangueiras, Parque da Cidade, UFRN e Espaço Natal Sustentável.

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a programação também mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração indireta, além de parceiros da iniciativa privada. A solenidade de abertura acontece às 16h, na segunda-feira (3), durante a programação no Bosque das Mangueiras, com a presença de autoridades.

As atividades diversas, que vão desde sessões de cinema e diversão para as crianças até importantes discussões sobre desafios climáticos, prometem engajar a população em uma semana rica em educação e conscientização ambiental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e se tornou um dos momentos mais importantes para mobilização das pessoas e comunidades em ações em prol do meio ambiente. Em 2024, está focado na restauração de terras, desertificação e resiliência à seca.

Programação

Entre os destaques da programação no Parque da Cidade está o Cine Ambiental, no sábado (1) e domingo (2), às 15h, com entrada gratuita. Voltado para o púbico infantil e com distribuição de pipoca para as crianças durante as sessões, as vagas são limitadas de acordo com a ordem de chegada e capacidade do auditório.

No sábado (1), o filme exibido será "A Era do Gelo II", a narrativa do longa-metragem trata sobre o aquecimento global. No dia seguinte, domingo (2), a programação continua com a exibição do filme "Happy Feet", um jovem pinguim-imperador que vive na congelada Antártida e também incorpora sutilmente temas relacionados às mudanças climáticas, impacto das práticas de pesca industrial na vida marinha e nos ecossistemas.

Já no pátio de eventos do Parque, a diversão começa mais cedo, às 14h, e vai até às 17h. Onde as crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis e participar da Zumba Kids. Além disso, nos dois dias acontecem exposições para o público no local.

Entre as exposições estão o “Minhocário” do Projeto Amada Minhoca e Caixas Insetárias com diversas espécies a serem observadas pelo público; “Caminho das Águas” da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban), e a Mostra Fotográfica do centenário de Dom Nivaldo Monte, patrono do Parque, montada em parceria com a UNI-RN. E na Torre, onde fica o Memorial Natal, a exposição fotográfica “Cardume” do fotografo João Oliveira.

A programação educativa continua na segunda-feira (3) e terça-feira (4), mas no Bosque das Mangueiras e voltada para o público da escolas municipais. Das 8h às 11h e das 14h às 17h, os estudantes poderão participar da " Oficina de Horta do Planta Natal", trilha sensorial, experimentos, caça ao tesouro, visitas às salas de exposição e conhecer a Estação Meteorológica Móvel do INPE.

Além disso, o Espaço Natal Sustentável receberá visitas de alunos durante todo o dia para conhecer o viveiro. As visitas continuam na quarta (5) e na quinta (6).

No dia 5, quarta-feira, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a programação será na UFRN, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), onde será realizado o “1º Seminário: Desafios Climáticos: Impactos na cidade, mitigação e adaptação”, das 8h às 17h. O evento é gratuito e aberto ao público interessado.

Por fim, na sexta-feira (7), nas quatro Zonas Administrativas da cidade, 40 escolas municipais participarão do Super Plantio promovido pelo Planta Natal. E na sede do INPE será lançado um balão de Sondagem Atmosférica, às 11h, também com a participação de crianças das escolas do Município.

Passeio Ciclístico e Drive-thru de lixo eltroeletrônico

Também no domingo (2), no estacionamento do Parque, acontece a concentração para o passeio ciclístico Ciclo Natal, a partir das 15h, com a saída prevista para às 16h, após uma sessão de FitDance, às 15h30, buscando promover saúde e sustentabilidade.

E no decorrer da programação drive-thrus serão realizados pela cidade para a coleta de lixo eletroeletrônico. A ação tem objetivo de coletar equipamentos sem utilidades, evitando que sejam descartados incorretamente.

Na terça-feira (4), o drive-thru será no Partage Norte Shopping das 10h às 13h, na quarta-feira (5), no CCAB Sul das 9h às 12h. E ainda, na quinta (6)m na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer da av.6, das 9h às 12h, e na sexta-feira (7), no Shopping 10, das 9h às 12h.

Parcerias

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e apoio das secretarias municipais de Educação (SME), Esporte e Lazer (SEL), de Governo (SMG), de Comunicação (Secom), Mobilidade Urbana (STTU), , Guarda Municipal, Urbana e o Projeto Planta Natal.

Além das parcerias da Natal Reciclagem, MC Mensagem Mobiliário Urbano, Pipoca Denny's e a Matersol. E o apoio da Companhia de Águas e Esgotos (CAERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Partage Norte Shopping, Shopping 10, Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e CCAB Sul.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389