Semana do Meio Ambiente começa no sábado (1º) com atividades gratuitas no Parque da Cidade

Gil Araujo/Semurb

A Semana do Meio Ambiente de Natal 2024 (Sema) realizada pela Prefeitura começa no próximo dia 1º e segue até o dia 7 de junho. Com o tema “Cidades Costeiras Resilientes: Desafios Climáticos”, o evento conta com vasta programação. Este ano, as atividades acontecem no Bosque das Mangueiras, Parque da Cidade, UFRN e Espaço Natal Sustentável.

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a programação também mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração indireta, além de parceiros da iniciativa privada. A solenidade de abertura acontece às 16h, na segunda-feira (3), durante a programação no Bosque das Mangueiras, com a presença de autoridades.

As atividades diversas, que vão desde sessões de cinema e diversão para as crianças até importantes discussões sobre desafios climáticos, prometem engajar a população em uma semana rica em educação e conscientização ambiental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e se tornou um dos momentos mais importantes para mobilização das pessoas e comunidades em ações em prol do meio ambiente. Em 2024, está focado na restauração de terras, desertificação e resiliência à seca.

Programação

Entre os destaques da programação no Parque da Cidade está o Cine Ambiental, no sábado (1) e domingo (2), às 15h, com entrada gratuita. Voltado para o púbico infantil e com distribuição de pipoca para as crianças durante as sessões, as vagas são limitadas de acordo com a ordem de chegada e capacidade do auditório.

No sábado (1), o filme exibido será "A Era do Gelo II", a narrativa do longa-metragem trata sobre o aquecimento global. No dia seguinte, domingo (2), a programação continua com a exibição do filme "Happy Feet", um jovem pinguim-imperador que vive na congelada Antártida e também incorpora sutilmente temas relacionados às mudanças climáticas, impacto das práticas de pesca industrial na vida marinha e nos ecossistemas.

Já no pátio de eventos do Parque, a diversão começa mais cedo, às 14h, e vai até às 17h. Onde as crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis e participar da Zumba Kids. Além disso, nos dois dias acontecem exposições para o público no local.

Entre as exposições estão o “Minhocário” do Projeto Amada Minhoca e Caixas Insetárias com diversas espécies a serem observadas pelo público; “Caminho das Águas” da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban), e a Mostra Fotográfica do centenário de Dom Nivaldo Monte, patrono do Parque, montada em parceria com a UNI-RN. E na Torre, onde fica o Memorial Natal, a exposição fotográfica “Cardume” do fotografo João Oliveira.

A programação educativa continua na segunda-feira (3) e terça-feira (4), mas no Bosque das Mangueiras e voltada para o público da escolas municipais. Das 8h às 11h e das 14h às 17h, os estudantes poderão participar da " Oficina de Horta do Planta Natal", trilha sensorial, experimentos, caça ao tesouro, visitas às salas de exposição e conhecer a Estação Meteorológica Móvel do INPE.

Além disso, o Espaço Natal Sustentável receberá visitas de alunos durante todo o dia para conhecer o viveiro. As visitas continuam na quarta (5) e na quinta (6).

No dia 5, quarta-feira, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a programação será na UFRN, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), onde será realizado o “1º Seminário: Desafios Climáticos: Impactos na cidade, mitigação e adaptação”, das 8h às 17h. O evento é gratuito e aberto ao público interessado.

Por fim, na sexta-feira (7), nas quatro Zonas Administrativas da cidade, 40 escolas municipais participarão do Super Plantio promovido pelo Planta Natal. E na sede do INPE será lançado um balão de Sondagem Atmosférica, às 11h, também com a participação de crianças das escolas do Município.

Passeio Ciclístico e Drive-thru de lixo eltroeletrônico

Também no domingo (2), no estacionamento do Parque, acontece a concentração para o passeio ciclístico Ciclo Natal, a partir das 15h, com a saída prevista para às 16h, após uma sessão de FitDance, às 15h30, buscando promover saúde e sustentabilidade.

E no decorrer da programação drive-thrus serão realizados pela cidade para a coleta de lixo eletroeletrônico. A ação tem objetivo de coletar equipamentos sem utilidades, evitando que sejam descartados incorretamente.

Na terça-feira (4), o drive-thru será no Partage Norte Shopping das 10h às 13h, na quarta-feira (5), no CCAB Sul das 9h às 12h. E ainda, na quinta (6)m na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer da av.6, das 9h às 12h, e na sexta-feira (7), no Shopping 10, das 9h às 12h.

Parcerias

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e apoio das secretarias municipais de Educação (SME), Esporte e Lazer (SEL), de Governo (SMG), de Comunicação (Secom), Mobilidade Urbana (STTU), , Guarda Municipal, Urbana e o Projeto Planta Natal.

Além das parcerias da Natal Reciclagem, MC Mensagem Mobiliário Urbano, Pipoca Denny's e a Matersol. E o apoio da Companhia de Águas e Esgotos (CAERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Partage Norte Shopping, Shopping 10, Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e CCAB Sul.

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389