O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), participa neste sábado (29/08), a partir das 13h30, do III Encontro de Amigos Especiais, promovido pela Marinha do Brasil. O evento será realizado no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal no bairro das Quintas, e contará também com a participação de diversas instituições não-governamentais e da sociedade civil.

Durante a última semana de agosto a Marinha do Brasil promoveu ações de reflexão sobre o tema “A Inclusão de Pessoas com Deficiências”. O encontro de amanhã terá como objetivos viabilizar uma análise crítica do tema (pensar nas ações de inclusão), desenvolver orientações para os familiares (com a equipe de profissionais), proporcionar uma tarde de lazer às crianças e aos adolescentes, e ainda coletar sugestões para quie possam ser sintetizadas e enviadas para autoridades competentes.

Sete jovens do Núcleo de Ação Social da Marinha  receberão cerca de três mil visitantes, expositores e convidados, distribuindo panfletos e informações. Outras cinco mães de usuários do PETI  participarão de exposições de artesanato. Haverá ainda atividades de lazer com o apoio de equipes de recreação e profissionais de diversas áreas, bem como apresentações dos grupos culturais das instituições envolvidas. O PETI também  promover, na tarde de sábado, uma oficina de pintura em rosto e papel .

Em Natal, existem 10 Núcleos de Ação Social (NAS) do PETI, distribuídos nas regiões administrativas norte, leste e oeste do município. Atualmente, atendem 1.719 crianças e adolescentes através da articulação em ações de desenvolvimento de atividades socioeducativas paralelas à escola, e ainda transferência de renda para suas famílias. O Programa combate todas as formas de trabalho infantil e para cada criança ou adolescente afastado das atividades precoces, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais).