Onze secretarias juntas trabalhando com um único objetivo: transformar Natal numa “Cidade Saudável”. O assunto foi discutido hoje (28) pela manhã, numa reunião no salão nobre da Prefeitura (Palácio Felipe Camarão), com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e da Juventude (SEJEL), Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SEMPLA), Secretaria Municipal de Tributação (SEMUT), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Governança Solidária (SERIG), Secretaria do Gabinete da Prefeita (SEGAP), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (SEHARPE) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo ( SEMURB).

O objetivo da reunião foi discutir formas de trabalho em conjunto, para garantir o desenvolvimento da cidade de forma sustentável, garantindo que as ações das secretarias sejam sempre complementares e integradas.

A Secretaria Ana Tania Lopes Sampaio aproveitou o encontro para mostrar um exemplo de trabalho integrado realizado este mês, na Zona Norte de Natal, quando várias secretarias se juntaram para fazer um mutirão da Unidade de Saúde de Igapó.

“Foi um belo trabalho que fizemos em Igapó. Juntamos os profissionais da Secretaria de Saúde, com os usuários e com servidores da SEMSUR, URBANA e SEMURB e passamos um sábado inteiro juntos cuidando da unidade. Podamos as árvores, limpamos o mato, pintamos os muros externos, calçadas e o meio fio da unidade, colocamos postes para iluminação na parte externa, plantamos horta, fizemos um trabalho de jardinagem e paisagismo, realizamos oficinas, palestras educativas e rodas de conversas, enfim, foi um dia muito produtivo que vamos repetir nas demais unidades. O mutirão da Unidade Saudável é apenas um das muitas ações integradas que podem ser realizadas em conjunto pelas secretarias”, explicou.

Modelo em três anos

Uma Cidade Saudável é aquela que está continuamente criando condições e oportunidades para que sua população mantenha uma elevada qualidade de vida e plena produtividade. Este conceito será aplicado em Natal para que em 03 anos a cidade seja modelo no trabalho. Essa é a meta da atual gestão municipal.
Para isso, a prefeita Micarla de Sousa garantiu o envolvimento de toda máquina administrativa e constituiu um Comitê de Coordenação do Programa Natal Cidade Saudável sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, composto por representantes de todas as Secretarias Municipais e também das instituições acadêmicas do Estado.
Esse comitê vai planejar e coordenar intervenções específicas visando solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida da população. Também serão desenvolvidas ações que incluem atividades físicas, conexão mais eficiente entre as atividades de saúde e de turismo, além da solução dos problemas locais pela ação solidária das instituições públicas e privadas, em conjunto com a comunidade.

“É um trabalho amplo com uma visão de futuro para Natal, que num período de três anos deverá ser nacional e internacionalmente reconhecida como uma cidade saudável modelar”, explica Gustavo Brito, coordenador do Programa Cidade Saudável na SMS.

Participaram da reunião do Comitê Cidade Saudável: Ana Tânia Sampaio (SMS), Fúlvio Saulo Souza (SEGAP) Carlos Eduardo (SEJEL), João Augusto (SEMPLA), Francisco Schettini (SEMUT), Edilson Pereira (SEMDES), Márcio Godeiro (SERIG), Francisco Oliveira (SERIG), Ubaldo Fernandes (SERIG), Francisco Antônio (URBANA), Ariosto Reis (SEMSUR), Carlos Hora (SEMURB), Bruno Costa (SEJEL), Rivaldo Fernandes (SERIG), João Rafael (SMS), Cristiana Souto (SMS), Izolda Fonseca (SMS), Jeane Oliveira (SMS), Moisés Silva (SEHARP), Gustavo Brito (SMS) e Francisco Pinheiro (SEMSUR).