Nesta terça 1º de setembro, pela manhã, o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ de Natal tem Audiência Pública na Câmara Municipal de Saúde de Natal, com sessão solene a partir das 10 horas.

A audiência é uma proposição do vereador Hermano Morais que esteve na última quinta – feira 27, no CCZ para conhecer as instalações.

Durante a audiência será discutido propostas de ampliação, melhorias do CCZ e comemoração e exposição dos 25 anos de funcionamento do CCZ Natal.

A solenidade terá a participação de convidados da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação e de outras instituições entre elas: Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, de Biologia, de Serviço Social, FUNASA, IBAMA, Promotorias Públicas de Saúde e do Meio Ambiente, Universidades, Sindicatos e dos Coordenadores dos Programas e Servidores do CCZ NATAL.

SERVIÇO:

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE NATAL – 25 ANOS

No Brasil, as ações de controle das doenças naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos (zoonoses) foram iniciadas na década de setenta, por orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde, sendo o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo o primeiro a ser instalado (em 1973), inicialmente para controle da raiva (hidrofobia).

O Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ NATAL) foi fundado em 02 de agosto de 1984, através do Decreto Estadual nº 9.021/84, com o objetivo de controlar e prevenir a raiva, em razão da ocorrência de um caso em humano, no nosso município, em 1983. Considerando a gravidade dessa zoonose, que é de extrema relevância para a saúde pública, pois determina quase 100 % de letalidade e apresenta evolução rápida, o CCZ NATAL implantou o desenvolvimento de atividades relacionadas aos cães e gatos, como campanhas de vacinações, capturas de animais soltos em vias públicas, observações de agressores, dentre outras, haja vista que na cadeia epidemiológica são eles (os cães e os gatos) os principais transmissores da hidrofobia para o homem, em centros urbanos. Em 1986, com a criação da Secretaria Municipal de Saúde, o Estado, em caráter de concessão, repassou a estrutura física do Centro de Controle de Zoonoses ao Município do Natal.

A partir da municipalização e tendo em vista a necessidade da prevenção e do controle de outras zoonoses, bem como de agravos ocasionados por animais, o CCZ NATAL foi ampliando suas atividades, inicialmente com o controle da Leishmaniose Visceral Americana (Calazar). Em 1996, através do Programa de Controle das Endemias na Região Nordeste (PCDEN), o CCZ NATAL começou as atividades de controle da Esquistossomose em quatro áreas endêmicas do Município. Também foram implantadas ações direcionadas ao controle das doenças transmitidas por roedores, principalmente a Leptospirose, e ações relacionadas aos agravos produzidos por animais peçonhentos e por vetores. Em 1998, houve a implantação do Programa de Erradicação do Aedes aegypti (PESA). A partir de 2001, através do processo de certificação do Município para o controle das endemias, pelo Ministério da Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses incorporou novas atribuições. Entretanto, as demandas decorrentes desse fato determinaram novas necessidades de infra-estrutura, de recursos humanos e de logística.

O CCZ NATAL possui, hoje, 679 (seiscentos e sessenta e nove) Servidores, sendo 51 da Secretaria Municipal de Saúde, 93 cedidos pela Fundação Nacional de Saúde, 09 cedidos pela URBANA, 09 cedidos pela Secretaria Estadual de Saúde do RN, 10 cedidos pela ALIMENTAR, 01 cedido pela SEMSUR e 506 Agentes de Endemias.

Atualmente, o CCZ NATAL desenvolve suas ações tendo como objetivos dirigir, supervisionar e avaliar as atividades técnico-administrativas, relacionadas às zoonoses e/ou agravos, através de Programas de Controle da Raiva, de Controle das Leishmanioses, de Controle da Esquistossomose, de Controle de Roedores, de Controle dos Vetores, de Controle de Animais Peçonhentos, de Controle do Caramujo Africano, do Programa de Educação e Comunicação em Saúde e do Programa Municipal de Controle do Dengue.

Desse modo, considerando a origem e a propagação de diversas doenças, tendo como vetores os animais, é imperativo que o CCZ NATAL seja dotado das condições necessárias para assegurar o desenvolvimento das ações de controle e prevenção dessas enfermidades, através da ampliação e adequação da estrutura física de suas instalações, da capacidade operacional e técnica, de modo que o serviço de saúde pública prestado por essa instituição seja eficaz na redução dos índices da casuística das zoonoses (e de outros agravos) no Município do Natal.