O Centro de Referência Infantil Dra. Sandra Celeste, inaugurado na última terça-feira (08/09), já apresenta resultados positivos com uma demanda significativa. Somente nos dois primeiros dias foram 317 atendimentos, sendo 278 crianças, oito urgências odontológicas e 31 atendimento ambulatorial, além da realização de 80 raio-x e duas internações de 12 horas, que já foram liberadas.

A unidade, que está funcionando na Avenida Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, foi locada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e recebeu ampla reforma para receber o atendimento ambulatorial e pronto atendimento 24 horas, sendo referência em pediatria na faixa etária de 0 a 13 anos de idade. O novo prédio tem dois andares e foi totalmente adaptado para receber a antiga unidade do Sandra Celeste. A capacidade de atendimento é de cerca 400 pacientes /dia.

“A demanda registrada nos primeiros dias está acima das nossas expectativas. Desde a inauguração recebemos usuários de todos os distritos sanitários de Natal. Todos estão satisfeitos com os serviços que estão sendo oferecidos”, explicou a diretora da unidade, Telma Lúcia Araújo.

A escala de plantão está completa com 21 médicos, sendo dois por turnos. Dependendo do dia a escala de plantão passa a ter três médicos no expediente. O ambulatório do Centro de Referência Infantil é composto de uma sala para teste do pezinho, sala de preparo, sala de vacinação e arquivo, farmácia, recepção, direção, administração. O Sandra Celeste é referência em coleta do vírus Influenza e oferece também os serviços de nutrição, psicologia, neuropediatria e uropediatria.

Já no Pronto atendimento consta dois consultórios médicos, sala de urgência, sala de acolhimento com classificação de risco, posto de enfermagem, duas enfermarias, sendo uma com seis leitos para observação e outra com sete leitos para internação, fraldário, lactário, dois repousos masculinos e dois femininos, salas de raio-x, de pequena cirurgia e de nebulização, um laboratório e um necrotério. A unidade também dispõe de um carro social para transferência para atendimento de alta complexidade ou do SAMU.

Para a secretária Municipal de Saúde, Ana Tania Lopes Sampaio, a inauguração do Centro de Referência Infantil Dra. Sandra Celeste é um sonho realizado. “Estamos muito felizes em ver o Sandra Celeste em pleno funcionamento. Natal agora passa a ser a única capital do Nordeste que tem um centro de referência infantil municipal. Com isso, a prefeita Micarla de Sousa está cumprindo com o compromisso que assumiu com a população de trabalhar para transformar a saúde da nossa cidade”, disse.

A secretária destacou que esse é apenas o início do trabalho de redimensionamento da rede que está sendo realizado a médio e longo prazo. “Nosso objetivo é garantir a população de Natal o acesso universal e a resolutividade dos serviços de saúde pública”, afirmou.