O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniu nesta sexta-feira (10) no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, com empresários e representantes de várias empresas com atuação no Rio Grande do Norte. No encontro, o chefe do executivo municipal apresentou a eles o trabalho que será desenvolvido na administração pelos técnicos do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da consultoria da Falconi. O Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, que chegou ao gabinete para uma audiência com Carlos Eduardo acompanhou o final da reunião.

Carlos Eduardo agradeceu a presença dos empresários e representantes do setor privado e fez um breve relato sobre as principais ações adotadas pela sua gestão desde o inicio do ano. Ele destacou a regularização dos serviços de limpeza urbana, da reabertura das maternidades municipais, reposição dos medicamentos nos postos de saúde, inicio do ano letivo e o pagamento dos salários de parte do funcionalismo que estava atrasado. Mesmo com todos esses avanços, ele mostrou a necessidade de se garantir mais para o desenvolvimento pleno do município. Mas, para alcançar esses indicadores positivos, a Prefeitura esbarra nas barreiras impostas pela atual situação financeira da gestão que chega a R$ 500 milhões de reais.

Para mudar este quadro o prefeito aderiu ao Movimento Brasil Competitivo (MBC). O MBC é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), criada pelo empresário Jorge Gerdau, que atua há 10 anos auxiliando a iniciativa privada e órgãos públicos a melhorar a gestão. Eles irão aplicar aqui no município o Programa Modernizando a Gestão Pública do MBC que obteve sucesso em vários estados e algumas prefeituras e conta com a experiência das melhores consultorias internacionais e apoio financeiro da iniciativa privada. Para Carlos Eduardo, a idéia da contratação deste serviço é levar a administração a recuperar a sua capacidade de investimentos com ações de redução de despesas, aumento na arrecadação sem aumentar impostos e corte dos cargos comissionados, gerando uma economia necessária para equilibrar a as finanças municipais: “Elaboramos um planejamento para entrar em 2014 com mais de R$ 1,3 bilhões em investimentos na cidade”, disse.

O diretor técnico do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sérgio Albuquerque, mostrou aos empresários os resultados positivos obtidos pela atuação do MBC em outras administrações municipais e estaduais. Para ele, o empresário que entra como um parceiro mantenedor do MBC tem um retorno muito bom, pois ele estimula o ambiente de negócios onde essas instituições privadas atuam: “Com essa mediação entre os setores público e privado nós alcançamos desenvolvimento sustentável para a cidade e a população ganha qualidade de vida”, enfatizou Sérgio.

O representante da Consultoria Falconi, Cristián Carranza, também explicou aos empresários como a Falconi atua quando é contratada. A empresa tem como característica principal o cumprimento das metas estabelecidas. Aqui em Natal, a Falconi vai trabalhar para alcançar no período de 12 meses o aumento das receitas tributárias em R$ 12 milhões, reduzir despesas correntes em R$ 24 milhões e reduzir as inconsistências da folha de pagamento com uma ampla e minuciosa consultoria.

Participaram da reunião representantes da Ale, Banco do Nordeste, Coteminas, Guararapes, Cosern, Nordestão, Petrobras , Hotéis Serhs e Pestana, OAS, Arena das Dunas, Atacadão, Carrefour e Makro.