A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo (Secopa) organizou na manhã deste domingo (19), a primeira edição do programa “Nossa Cidade Mais Saudável”. O evento aconteceu na Avenida Itapetinga, Zona Norte de Natal. Uma das faixas da pista foi interditada, permitindo apenas a passagem de pedestres, corredores de rua, ciclistas e skatistas que aproveitaram bastante a oportunidade para praticar suas atividades esportivas preferidas. Também foram oferecidos serviços de medição de índice glicêmico e massa corpórea, como também verificação de pressão arterial. Na oportunidade, foram distribuídos picolés e água para a população e o departamento de educação de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) esteve presente, orientando os moradores como se comportar no trânsito. Segundo estimativa dos organizadores, mais de 400 pessoas participaram do evento.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Eduardo Machado, coordenou todas as atividades do programa e ficou satisfeito com a participação popular. Ele destacou que o projeto tem como objetivo promover e incentivar as atividades esportivas e recreativas nas quatro regiões da cidade. Luiz Eduardo também enfatizou a cooperação existente entre os órgãos da administração municipal que atuaram de forma conjunta na concretização do evento. Participaram do “Nossa Cidade Mais Saudável” os seguintes órgãos: SEGAP, SEMOB, SEMSUR, URBANA, SEMURB, SECOPA, SECRETARA MUNICIPAL DE SAÚDE, GUARDA MUNICIAL e SAMU, além de contar com o apoio da Drogaria Paiva.

A ideia da equipe da Secopa é de ampliar a iniciativa, levando o programa “Nossa Cidade Mais Saudável” para outras regiões de Natal. O secretário adiantou que a partir desta segunda-feira (20), as Avenidas Afonso Pena e Campos Sales, serão contempladas com a instalação de ciclo faixas e faixas exclusivas para a prática de caminhada e corrida de rua, no horário das 5h às 6h30 da manhã: “ Queremos implementar na cidade uma cultura de vida saudável e de pratica de esportes e esse projeto contribui bastante para conscientizar a população”, disse o Luiz Eduardo Machado.

O técnico em instalações e morador do bairro do Santarém, Jean Charles, compareceu ao evento com a filha de três anos. Ele aprovou a iniciativa do poder executivo municipal, ressaltando que a população sente falta de um espaço como o que foi criado. Jean Charles também louvou o programa por incentivar a pratica esportiva e proporcionar uma excelente opção de lazer as famílias que moram perto da área onde o evento ficou concentrado: “Fiquei muito feliz. Está ao lado da família com todo mundo se divertindo é muito bom”, falou Jean.

A dona de casa Maria do Socorro Sales logo que ficou sabendo que evento “Nossa Cidade Mais Saudável” oferecia de forma gratuita a verificação da pressão arterial e a medição do índice glicêmico foi correndo participar. Ela ficou satisfeita ao saber que a saúde estava em ordem: “Estava nervosa, pois fazia tempo que não realizava esses exames, mas depois que os resultados foram bons fiquei aliviada”, contou Maria do Socorro que prometeu ser mais rigorosa com a saúde.