Entre medalhas de ouro, bronze e menção honrosa, 32 alunos de escolas municipais de Natal foram contemplados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2012. Campeã no Rio Grande do Norte como a escola com maior premiação, a Escola Municipal 4º Centenário, localizada em Petrópolis, obteve a medalha de ouro, com o aluno Nalbert Pietro Martins da Costa, além de três medalhas de bronze e nove menções honrosas.

Para a diretora da Escola Municipal 4º Centenário, Uiara Olímpio Maia Mesquita, o resultado positivo alcançado pelos alunos na OBMEP reforça o acerto das ações realizadas na instituição. Com 710 alunos do 6º ao 9º ano, a escola oferece a grade curricular no turno vespertino e oficinas no turno matutino. “Os mesmos alunos estudam à tarde e pela manhã, oferecemos aulas de reforço de Português e Matemática, além de oficinas de Artes e Ciências”, disse.

Outra componente na boa performance dos alunos é a inserção de um 6º horário, com reforço direcionado para os concursos que os alunos participam como a seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), concursos de redação e a OBMEP. Também são ministradas aulas aos sábados. A dedicação do professor de matemática, Daniel Ecco, é ressaltada pela diretora como fator fundamental para a boa participação e desempenho dos alunos.

De acordo com o estudante medalhista de ouro, Nalbert Pietro Martins da Costa, de 12 anos, o nível da prova foi relativamente alto, assim como a concorrência dos candidatos. “A prova foi bem legal, porque trabalha a Matemática de uma forma diferente, abordando principalmente questões de raciocínio lógico e não só aquela que precisa decorar fórmulas”, afirmou.

Nalbert Pietro é estudante da Escola Municipal 4º Centenário há três anos. Ele cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, e em 2011 já tinha conquistado uma medalha de prata na competição. O aluno explica que se esforçou, estudou bastante e ficou muito feliz com a medalha de ouro. “Foi um momento de muita alegria, como também para toda a minha família. Foi gratificante e recompensador principalmente pelo meu esforço e momentos de estudos, assim como as orientações do professor Daniel”, contou.

A solenidade de entrega das medalhas ocorreu no dia 19 de junho no Rio de Janeiro e contou com a participação dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.

Medalhistas da Rede Municipal de Ensino:
Nalbert Pietro Martins da Costa – E.M. 4º Centenário – medalha de ouro
Mathias Douglas Brito de Lima – E.M. 4º Centenário – medalha de bronze