Padronização de calçadas e construção de abrigos de ônibus fazem parte do Lote 3 das obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo FIFA 2014 de responsabilidade da Prefeitura de Natal. A ordem de serviços para o início das obras foi assinada nesta sexta-feira (12), às 11 horas, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, pelo prefeito Carlos Eduardo.

Pelo projeto, a Prefeitura vai reformar 50,47 quilômetros de calçadas e construir 300 abrigos de ônibus nas principais vias da cidade. O consórcio formado pelas empresas Crisal Construções e LR Engenharia foi o vencedor da licitação e vai executar as obras que terão investimentos do governo federal, com contrapartida do município, no valor de R$ 25.209.538,04. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) ficou responsável pela fiscalização das obras.

“Quando assumimos a Prefeitura e fomos para o nosso local de trabalho nos deparamos com um quadro difícil de perplexidade e angústia. Se chegamos hoje a esse momento é porque temos compromisso com a coletividade. Resgatamos essas obras de infraestrutura e mobilidade urbana que Natal jamais poderia perder”, ressaltou o chefe do executivo municipal. Adiante, afirmou: “Estamos diante de uma grande oportunidade. O maior evento esportivo do planeta trará ótimas oportunidades para a cidade”.

O prefeito observou, ainda, que a Prefeitura realizará as quatro obras de infraestrutura e mobilidade urbana previstas para a Copa do Mundo. Até meados do mês de agosto, garantiu que assinará a última ordem de serviço. “Nosso trabalho vai continuar. Natal não vai perder essa oportunidade. É uma questão de honra para nós. Nosso compromisso é com a qualidade e o prazo de entrega da obra”, sublinhou.

De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, a prioridade das obras é beneficiar o pedestre. Todas as calçadas terão acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. “Tudo foi feito de comum acordo com os moradores. A previsão de início das obras é para duas semanas e a conclusão é para maio de 2014”, informou a secretária.

Em face de sua dimensão, o projeto foi subdividido em três etapas: a primeira abrange as avenidas Hermes da Fonseca, Romualdo Galvão, Prudente de Morais, Nilo Peçanha, Afonso Pena, ruas Joaquim Fagundes, coronel Joaquim Manoel, São José, Jaguarari, Régulo Tinôco e avenida Presidente Bandeira, no total de 16,92 quilômetros.
No segundo trecho, estão reunidas as avenidas Salgado Filho, Romualdo Galvão, Rui Barbosa, Prudente de Morais, Nascimento de Castro, Amintas Barros, ruas São José, Jaguarari, Tororós, avenidas Bernardo Vieira, Antonio Basílio e Xavier da Silveira, no total de 16,67 quilômetros.

E na terceira etapa as avenidas Salgado Filho, Romualdo Galvão, Lima e Silva, Rui Barbosa, Miguel Castro, Prudente de Morais, capitão Mor Gouveia e Xavier da Silveira, e as ruas Auris Coelho, Norton Chaves, São José, Jaguarari, Raimundo Chaves e Tororós, compreendendo 15,24 quilômetros.

As três etapas somam 50,47 quilômetros e estão orçadas dentro do pacote de recursos previstos para as obras de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo de 2014. Na condição de subsede, Natal sediará alguns jogos do mundial.

A solenidade contou com a presença dos secretários municipais de Administração e Gestão Estratégica, Dionísio Gomes,  Planejamento, Orçamento e Finanças, Virgínia Ferreira,Comunicação Social, Heverton Freitas, Educação, Justina Iva.Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt,  Obras Públicas e Infraestrutura, Tomás Neto, Segurança e Defesa Social. Osair Vasconcelos e o presidente da Companhia de Serviços Urbanos, Jonny Costa.