“Hoje demos mais um grande passo para a recuperação da cidade”. Com essas palavras, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, celebrou nesta terça-feira (30) a assinatura do contrato com a Falconi Consultores para o inicio da auditoria da folha de pagamento do funcionalismo municipal. A Prefeitura do Natal vai investir R$ 904 mil reais em recursos próprios na contratação dos serviços que terão a duração de seis meses. A solenidade ocorreu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão e contou com a participação do presidente da Câmara dos Vereadores de Natal, Albert Dickson, e de vários secretários municipais.

O chefe do Executivo municipal disse que a assinatura do contrato com a Falconi Consultores representa a conquista da terceira meta de governo imposta por ele nesse inicio de gestão. Carlos Eduardo lembrou que já havia conseguido atingir as outras duas metas nos primeiros sete meses de governo. Com muito esforço da sua equipe de trabalho, a coleta de lixo foi regularizada, o inicio do ano letivo da rede municipal foi garantido, duas maternidades foram reabertas e a reforma da Maternidade Leide Morais foi iniciada, assim como o funcionamento de 58 unidades de saúde foi reativado, os salários em atraso foram regularizados, 62 médicos reforçaram o Programa Saúde da Família e as obras de mobilidade da Copa do Mundo começaram.

Carlos Eduardo ressaltou a importância do momento, vez que a auditoria na folha vai corrigir as inconsistências atuais. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm), a Prefeitura possui 20.496 servidores, entre ativos e inativos, representando um gasto mensal de R$ 52 milhões de reais. O prefeito recordou que em 2008, ao encerrar sua gestão anterior, esse gasto não passava dos R$ 24 milhões de reais e o investimento chegava a R$ 17 milhões de recursos próprios. “Os números atuais causam um impacto muito grande na capacidade de investimento da gestão e essa auditoria vai permitir que a cidade recupere essa capacidade”, frisou.

Esse trabalho de parceria entre a Prefeitura do Natal e a Falconi Consultores vai ser ampliado. O prefeito Carlos Eduardo revelou que espera assinar no próximo dia 9 de agosto os contratos para a empresa mineira trabalhar na melhoria das despesas e receitas do município, como também para realizar a reforma administrativa. Os últimos detalhes para a assinatura do compromisso estão sendo finalizados para que a assinatura ocorra. “A profissionalização da gestão municipal vai recolocar Natal no rumo do desenvolvimento”, pontuou o prefeito.

O secretário municipal de Administração e Gestão Estratégica, Dionísio Gomes, explicou que o trabalho de auditoria na folha vai ser realizado em duas etapas. Na primeira delas, os consultores da Falconi analisarão os contra-cheques dos servidores para conferir se os benefícios embutidos nos salários são regulares. Na segunda fase do trabalho, serão criadas condições para que as futuras correções realizadas sejam mantidas. Isto será possível com a transferência de tecnologia para ser aplicada nos sistemas da Secretaria.
Dionísio Gomes ressaltou que a demora para a realização da auditoria foi benéfica, pois os técnicos da Segelm conheceram melhor todo o processo de elaboração da folha e agora estão amadurecidos para ampliar esse trabalho com o auxilio da Falconi Consultores. “A assinatura desse contrato é uma clara demonstração da vontade do governo de implementar uma gestão pública eficiente”, disse o secretário.

Os consultores Mirza Quintão e Cristián Andrés Carranza representaram a Falconi na solenidade de assinatura. Eles comentaram que terão um trabalho árduo pela frente, mas estão confiantes no êxito da empreitada, pois perceberam a determinação da equipe montada pela Prefeitura do Natal. A Falconi tem uma larga experiência nesse tipo de serviço, segundo Cristián. As principais inconsistências encontradas quando a empresa realiza essas auditorias estão relacionadas a gratificações pagas de forma equivocada, CPFs duplicados constando no sistema e pagamento de servidores aposentados na folha dos servidores ativos.

A expectativa é de que a auditoria se inicie em 15 dias, pois com a formalização do compromisso a empresa vai montar a sua equipe que deve ser formada por quatro consultores. “O otimismo do prefeito Carlos Eduardo e de sua equipe nos contagiou e temos certeza de que o resultado final dessa parceria será positivo”, assinalou Cristián Andrés Carranza.