O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniu na manhã desta segunda-feira (5) no Ministério das Cidades com o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, Maurício Muniz, para apresentar o “Programa Mobilidade de Massa”, que prevê investimentos de R$ 577 milhões em projetos de mobilidade urbana para desafogar vários “gargalos” da capital potiguar. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, a secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira, e a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, também participaram da audiência.

Segundo o prefeito Carlos Eduardo, a reunião foi satisfatória, na medida em que o projeto apresentado pela sua equipe recebeu muitos elogios da equipe do Ministério das Cidades. “Eles disseram que tudo estava dentro das diretrizes exigidas pelo Ministério”. O projeto elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) contempla toda a Região Metropolitana de Natal, com o objetivo de interligar vários pontos da cidade, priorizando o transporte de massa na Grande Natal, com obras de infraestrutura, corredores como Vias de Trânsito Rápido (VRT), estações de transferência e interligação entre os transportes rodoviário e ferroviário.

De acordo com o projeto, a avenida Salgado Filho, principal corredor que liga o Centro e a Zona Sul, passará por intervenções nos cruzamentos com as avenidas Bernardo Vieira e Antônio Basílio, onde devem ser construídos túneis, e nos cruzamentos com a Nascimento de Castro e Amintas Barros, com a construção de viadutos.

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina dos Santos, afirmou que a Natal foi a quarta cidade do país a apresentar projeto para pleitear recursos do pacote de mobilidade urbana anunciado pelo Governo Federal para municípios acima de 700 mil habitantes. Segundo a secretária, o Ministério das Cidades aguarda a apresentação dos projetos de mais 11 cidades para definir a distribuição dos recursos. Todo esse processo deve durar mais duas semanas.

Nesta terça-feira (6) Elequicina Santos fará uma visita a secretaria de Transporte do Distrito Federal para conhecer o projeto de instalação de bibliotecas nos abrigos de ônibus de Brasília. Ela revelou que a Semob pretende implantar projeto semelhante em Natal.

O prefeito Carlos Eduardo e a secretária de Planejamento, Virginia Ferreira, terão nesta terça-feira, uma audiência no Ministério das Cidades com o secretário nacional de Saneamento, Osvaldo Garcia, para falar sobre os projetos de saneamento integrado dos bairros Planalto, Lagoa Azul, Conjunto Novo Horizonte e Brasil Novo, além da ampliação do trabalho realizado em Nossa Senhora da Apresentação. A comitiva da Prefeitura do Natal se reunirá, ainda, com a secretária nacional de Habitação, Inez Magalhães. Nesse encontro, serão apresentados os projetos relacionados a habitação que contemplarão diversas regiões de Natal.

No Ministério da Saúde, Carlos Eduardo terá uma reunião com a secretária executiva da pasta, Márcia do Amaral para tratar da liberação de recursos para reforma e abastecimento das unidades de saúde de Natal.