A convite da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), o prefeito Carlos Eduardo participou na manhã desta terça-feira (13), no pavilhão do Centro de Convenções de Natal, da solenidade de entrega do Prêmio Melhores Práticas de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), dentro da programação da Olimpíada do Conhecimento, que reúne alunos dos cursos de qualificação profissional das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RN). Noventa alunos participam da Olimpíada do Conhecimento que é, considerando as diversas etapas estaduais e nacional, o maior evento educacional da América Latina.

Na ocasião, o chefe do executivo municipal parabenizou a iniciativa do Sistema FIERN/SESI/SENAI, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, ressaltando que o prêmio promove a meritocracia, na busca incessante pela qualificação profissional: “Este é um período da vida que deve ser apoiado. Venho aqui para aprender. A meritocracia precisa chegar ao poder público”.

Ele disse, ainda, que no momento a Prefeitura está buscando a gestão profissionalizada ao contratar a Falconi Consultoria de Resultados no intuito de tornar a administração municipal mais ágil e eficiente para enfrentar os desafios postos.

Por sua vez, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, destacou que o IEL propiciou 700 oportunidades de estágio na Prefeitura de Natal, com possibilidade de mais 500. “Esta premiação traz uma sinalização. O Sistema FIERN tem trabalhado no apoio às instituições públicas. No estágio, o aluno vai colocar em prática o que aprendeu no curso. O Sistema precisa trazer a sociedade para perto dele”, declarou.

O Prêmio Melhores Práticas de Estágio do IEL existe desde 2007 e premia estagiários, professores orientadores e empresas nas categorias Grande Empresa, Média Empresa, Micro e Pequena Empresa e Sistema FIERN.
Após a solenidade, o prefeito Carlos Eduardo visitou os stands com as 21 ocupações e as unidades móveis, acompanhado de Amaro Sales e de superintendentes, diretores e funcionários do Sistema FIERN/SESI/SENAI/IEL e do Sistema Fecomércio.

Olimpíada
Aberta oficialmente na segunda-feira (12), a Olimpíada do Conhecimento prossegue até sexta-feira (16), no Centro de Convenções de Natal. Na ocasião, o presidente da FIERN criou o Comitê Olímpico do SENAI-RN, uma iniciativa pioneira, que terá o papel de acompanhar e assegurar as condições para que os vencedores da etapa estadual participem das fases nacional e internacional com possibilidade de vitória. No sábado, haverá a solenidade de premiação na Casa da Indústria.

Noventa alunos do SENAI vão competir nas seguintes modalidades: Aplicação de Revestimento Cerâmico, Caldeiraria, Tecnologia da Moda, Construção de Alvenaria, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Estruturas Metálicas, Mecânica de Refrigeração, Segurança no Trabalho, Sistema de Transporte da Informação STI, Soldagem, Solução de Software, Instalação Hidráulica a Gás, Mecânico de Usinagem, Desenho Mecânico, Confeitaria e Panificação. Também participam do torneio estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RN), nas modalidades Cabeleireiro e Cozinha.

A expectativa é que 8 mil pessoas visitem a Olimpíada. O acesso é gratuito. Além do torneio de educação profissional, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos, os cursos e o método de ensino do SENAI. Há também minicursos e oficinas, entre eles Fabricação de Cupcakes, Noções Básicas de Eletricidade em Motocicleta, Dispositivos de Proteção de Sistemas Elétricos de Baixa Tensão. O Projeto Cozinha Brasil também participa com a unidade móvel e ministra minicursos.

O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) também está presente com estande apresentando as ações desenvolvidas. O Núcleo de Educação à Distância realiza inscrições para os cursos de Competências Transversais. Além disso, estão expostas todas as unidades móveis do SENAI: Mecânica de Refrigeração, Soldagem, Panificação, Construção Civil e Informática.

O SENAI e parceiros disponibilizarão 18 ônibus para fazer o translado de escolas instituições e empresas para o Centro de Convenções. A expectativa média é que duas mil pessoas sejam transportadas por dia.