Oferecer ao consumidor produtos 100% orgânicos, isto é, sem agrotóxicos, adubos químicos ou reguladores de crescimento. Este é um dos objetivos da Feira de Hortaliças do Projeto Amigo Verde “Gramorezinho”, que vai acontecer todas as quintas-feiras na sede da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em Lagoa Nova, sempre das 7h às 12h.

Na manhã de hoje (15), a primeira edição do projeto foi um sucesso e conquistou servidores e contribuintes. Na ocasião, quem comprou seus legumes também levou pra casa uma sacola ecológica produzida por artesãos parceiros da Semurb, com as faixas aprendidas pela fiscalização na cidade.

São diversas hortaliças disponíveis, entre elas alface, rúcula, salsa, cebolinha, coentro, rabanete, alho-poró, espinafre, manjericão, couve e almeirão. Além de outros produtos orgânicos como feijão verde, macaxeira, berinjela, tomate, jerimum, banana, coco e limão. Todos os legumes e verduras são vendidos diretamente do produtor, sem a figura do atravessador, o que potencializa os lucros e promove o desenvolvimento socioeconômico das famílias do Garmorezinho.

O projeto Amigo Verde Gramorezinho foi pensado para melhorar a saúde das pessoas ajudando a prover a alimentação adequada e saudável, isenta de contaminantes. Patrocinado pela Petrobrás em parceria com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE), Prefeitura do Natal por meio da Semurb, Sebrae, UFRN, Ufersa, Emater-RN e Associação de Moradores do Sítio Gramorezinho e Adjacências (Amigs).

O titular da Semurb, Marcelo Saldanha Toscano destacou que a feira é um incentivo ao produtor para que ele continue a produzir alimentos orgânicos e também para que a população consuma este produto. “Sabemos das dificuldades de sair de um cultivo convencional para o orgânico, que é mais demorado. E a Semurb abriu suas portas para ajudar nesse trabalho que contribui para o desenvolvimento sustentável”, aponta.

A servidora da Semurb, Maria de Lourdes Oliveira, ficou satisfeita com as compras. “Estou levando para casa alface, berinjela, hortelã e coentro. Achei ótima a iniciativa, pois a gente compra tudo fresquinho, sem agrotóxico e temos a comodidade de fazer isso sem sair do trabalho”, comemorou. Já o técnico ambiental, Carlos Silva, parabenizou a feirinha e disse que oportunidades como esta são muito boas, pois nem sempre é possível achar produtos livres de contaminantes. “Hoje não temos muitas opções de comprar produtos com essa qualidade”, ressaltou.

Segundo a promotora Gilka da Mata, são 120 produtores familiares em regime de transição da agricultura convencional para a agricultura orgânica. “Só vem para feirinha quem está totalmente adequado com as práticas agroecológicas implantadas na propriedade. Dos 120 produtores, atualmente estamos com 30. Começamos esse projeto há um ano com os agricultores, que passaram por oficinas, reuniões e palestra. Eles receberam auxílio técnico para trabalhar na melhoria da saúde do solo, aumentar a resistência da planta e controlar doenças e pragas de modo natural e também noções de empreendedorismo”, disse.

Cerca de 1.200 hortaliças foram trazidas para a comercialização na Semurb e a saída chegou a 80% nas cinco horas de feira. Um dos produtores do Gramorezinho, Natanias Cândido, ficou satisfeito com as vendas. Segundo ele, a feira permite que o lucro seja somente dos produtores, com as hortaliças de qualidade e vendidas a um preço justo.

A ideia é que a “feirinha” seja realizada todas as quintas-feiras na Semurb, e quinzenalmente no na sede do MPRN, no bairro de Candelária, além de diversos outros locais da cidade, onde elas possam ser montadas. Para sugerir locais para a realização da feira é só entrar em contato com o projeto Amigo Verde pelo email projeto amigoverde@hotmail.com. A Semurb está localizada à rua Raimundo Chaves, nº 2000, em Lagoa Nova.