Dos 69 CMEISs administrados pela Prefeitura do Natal, 30 receberão o projeto Paralapracá, instituído pelo Instituto C&A e com apoio técnico da organização formadora Avante – Educação e Mobilização Social. O termo de cooperação técnica entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Instituto C&A, foi assinado na manhã desta sexta-feira, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure). A finalidade do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade no atendimento às crianças que frequentam instituições de Educação Infantil com vistas ao seu desenvolvimento integral.

O prefeito Carlos Eduardo elogiou a iniciativa da C&A, destacando o papel da empresa na sociedade e a sua responsabilidade social. Ele disse, ainda, que a Prefeitura está fazendo um grande esforço para reerguer a educação no município e contar com o apoio do Instituto C&A será de grande valia. “Todos nós passaremos e virão as novas gerações. E elas têm que vir preparadas para assumir postos no serviço público”, enfatizou.

Na oportunidade, o chefe do executivo municipal anunciou a construção de mais 32 CMEIs nos próximos dois anos. “Professor é uma profissão difícil. É preciso vocação e compromisso. Vocês são muito importantes”, disse, referindo-se aos docentes presentes.

Conforme a secretária de Educação, Justina Iva, o processo de inclusão de Natal no projeto Paralapracá iniciou em abril deste ano por meio de edital online. A capital do Rio Grande do Norte ficou entre as cinco cidades escolhidas, num universo de 70 inscritas. Em um segundo momento, a gestora conheceu a cidade de Reggio Emilia, na Itália, referência mundial em educação infantil. A iniciativa foi do Instituto C&A, que enviou 29 educadores brasileiros para o país de Dante Alighieri.

Justina Iva pleiteou a inclusão dos outros 39 CMEIs da Prefeitura no Paralapracá. “O sucesso escolar deve ser para todos”, ressaltou. “Na gestão anterior do prefeito Carlos Eduardo, grupos de Portugal vieram conhecer o nosso trabalho na educação infantil”, concluiu.

Natal é uma das sete cidades do Nordeste participante do projeto que tem como meta alcançar 51 mil crianças em 2013, contemplando 350 escolas de Educação Infantil. Realizado desde o ano de 2010, o projeto aposta na formação dos profissionais da educação como condição necessária para a qualidade do ensino. O Paralapracá procura estimular o desenvolvimento de uma estrutura física e material pensada para que as crianças possam ter maiores oportunidades de vivenciar uma educação que atenda as suas reais necessidades.

Para as crianças, será distribuído um baú, contendo livros de literatura, CDs, DVDs, chapéus e bandinha. Já o professor ganhará uma mala com cadernos de orientação e de experiência, pasta de registros, DVDs e material pedagógico.
Na rede de ensino da capital potiguar, o projeto contemplará 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) localizados nas quatro regiões administrativas; 51 Coordenadores Pedagógicos; 360 docentes; e 5.365 crianças (creche/ 0 a 3 anos e pré-escola/ 4 a 5 anos e 11 meses). Atualmente, a cidade possui 69 Centros Municipais de Educação Infantil, 13 escolas do Ensino Fundamental com turmas da Educação Infantil e 19 escolas conveniadas do Programa Pré Escola para Todos (PPEPT).

Para o diretor executivo do Instituto C&A, Paulo Castro, a parceria com a Prefeitura é a compreensão que, juntas, as iniciativas pública e privada são mais fortes. De acordo com ele, isso tem orientado a C&A a firmar compromisso de apoiar a educação infantil. “Estamos aqui para cooperar. É o que faremos nos próximos 30 meses”, sublinhou o executivo.

De forma direta, o projeto atua junto aos Coordenadores Pedagógicos das instituições de educação infantil e técnicos das Secretarias Municipais de Educação parceiras do projeto, além de professores e crianças destas instituições. Indiretamente, as ações alcançam profissionais das instituições: auxiliares e funcionários, além das famílias que frequentam creches e pré-escolas atendidas pelo projeto Paralapracá.