O prefeito Carlos Eduardo participou na manhã desta segunda-feira (19), no auditório Albano Franco da Casa da Indústria (Fiern), do Seminário Motores do Desenvolvimento que trouxe para Natal a ministra do meio ambiente, Isabella Teixeira, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo. O evento, que teve como tema “A Indústria e as Idéias Sustentáveis” é uma realização conjunta da Tribuna do Norte, Salamanca Capital Investimentos, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação do Comercio do RN (Fecomércio), UFRN e Assembléia Legislativa com patrocínio do CTGAS Empresas Renováveis e Petrobras.

Entre as questões que dizem respeito à cidade sobre o tema abordado na ocasião, o prefeito Carlos Eduardo citou a regulamentação do Plano Diretor e a reforma administrativa. Segundo ele, Natal já emendou com Parnamirim, São Gonçalo e há dez anos com Extremoz. “É uma cidade que vai ganhar um projeto veloz de verticalização, de adensamento e o Plano Diretor, como determina o estatuto das cidades, é o que vai disciplinar isso sob índices importantes de saneamento básico, saúde, educação e mobilidade urbana”.

O segundo ponto enfatizado por Carlos Eduardo, a reforma administrativa, começa já a partir desta terça-feira (20) quando será iniciado o trabalho da Consultoria Falconi visando à busca da gestão profissionalizada. Segundo ele, a administração municipal vai passar por uma revisão completa começando por uma auditoria na folha de pagamento. “Em dezembro de 2008, quando deixamos a prefeitura, a folha de pagamento era R$ 25 milhões e recebemos a administração municipal em janeiro deste ano com uma folha de R$ 53 milhões”.

Carlos Eduardo frisou, ainda, que a reforma administrativa também vai trabalhar a receita e a despesa do município sem aumentos de impostos. “Isso será feito para tornar a receita mais eficiente e a despesa, melhorar o nosso gasto”. Numa fase posterior, revelou o prefeito, o município fará um trabalho voltado para educação e saúde. “Buscando a gestão profissionalizada, vamos levar a efeito uma administração com planejamento, estratégia e desenvolvimento para fazer desta cidade um lugar melhor para todos”.

Após os trabalhos de abertura e pronunciamentos das autoridades presentes, a programação do seminário ganhou prosseguimento com a palestra da presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster sobre “A Petrobras na era da sustentabilidade” e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira sobre “A sustentabilidade como um desafio para o desenvolvimento do Brasil”. As duas palestras propiciaram a realização de debates. O referido seminário, que prossegue até o final da tarde, também contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, dos deputados Fátima Bezerra e Gustavo Fernandes, do diretor da empresa jornalística Tribuna do Norte, Ricardo Alves, do presidente da Fecomércio, Marcelo Fernandes de Morais, do presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo, e da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, além de empresários, dirigentes de federações, pesquisadores e estudantes.