Inicialmente os projetos paisagísticos contemplam as espécies Dracena, Grama Roxa, Dionélia, Mini-Ixora e Acalifa Vermelha.

Os canteiros de Natal começam a florescer, no sentido mais literal da palavra. A informação é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que iniciou a revitalização do projeto paisagístico da cidade. A partir dessa semana, os canteiros da capital potiguar começam a receber o plantio de mudas, além de limpeza e manutenção já frequentes.
A ação teve início no Viaduto do Quarto Centenário, em Lagoa Nova, com o plantio das espécies Dracena, Grama Roxa e Dionélia, e será continuada nos canteiros dos demais trechos da cidade. A assinatura dos projetos paisagísticos é da arquiteta Walderez Barreto Garcia.

A técnica urbanística relata que enfrentou um desafio para projetar. “A verdade é que quase tudo foi destruído pela falta de manutenção desses últimos anos. A proposta é resgatar algumas das características originais do paisagismo, respeitando os critérios de segurança e visibilidade das vias. Priorizei a vegetação do tipo nativa, arbustiva e de forração, de acordo com o memorial botânico”, declara.

Nesta terça-feira (20), as equipes do Departamento de Paisagismo da Semsur deixarão floridos os canteiros centrais da Av. Roberto Freire, após finalizarem os serviços de limpeza e de preparo do solo. As espécies escolhidas para o trecho são Mini-Ixora e Acalifa Vermelha.

“Elas se adaptam melhor ao nosso clima tropical e são bastante resistentes ao sol e à chuva, por isso a preferência por essas espécies”. É o que afirma o chefe do setor de Paisagismo da Secretaria, Abenildo Nunes de Bandeiras. O chefe do setor ressalta ainda, que hoje o serviço alcançará o Viaduto de Ponta Negra e a Rota do Sol, com a revitalização da pintura do monumento dos 400 anos e dos meios-fios.

O Departamento de Paisagismo da Semsur é responsável, também pela manutenção de um local onde é feita a produção, o cultivo e a distribuição das mudas, o Horto Municipal, localizado no Conjunto Santa Catarina, no bairro de Potengi. No horto também são acolhidos os instrumentos e suprimentos utilizados no plantio, como sacos plásticos, adubos e ferramentas necessárias para a fabricação das mudas.