A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) esteve novamente na noite desta terça-feira (5) reunida com um grupo de moradores de Mãe Luiza para apresentação das adequações propostas, pela própria comunidade, ao anteprojeto da segunda etapa da "Rua Verde Alameda Padre Sabino".  A obra está realizando melhorias urbanísticas na Rua João XXIII, uma das principais vias de acesso ao bairro.

A reunião aconteceu na Escola Estadual Severino Bezerra e contou com a participação de cerca de 30 moradores da área onde estão sendo feitas as intervenções da primeira etapa, já iniciada, e também da segunda que começou a ser discutida em outubro com a comunidade.  A responsável pela apresentação foi a diretora do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Informação da Semurb (Dipe), a arquiteta Ana Karla Galvão.

Na ocasião, o projeto foi novamente exposto aos moradores para que um maior número deles conheça as mudanças que vão ocorrer na rua João XXIII, após a implantação da segunda etapa da “Rua Verde”. De acordo com a técnica da Semurb, esta fase do projeto tem com objetivo resolver as questões de acessibilidade com o incremento de novas calçadas e eliminando as barreiras existentes no passeio, que chegam até 1,78 metros em alguns casos.

"Foi feito um levantamento minucioso para identificar os locais onde existiam os desníveis. Tudo foi registrado em fotografias para estudar as soluções de acessibilidade", explica a arquiteta. Ela conta que a solução encontrada pela equipe  foi a construção de calçadas extras e ampliação daquelas já existentes dentro da normas de acessibilidade, além da construção de rampas de acesso e faixas de pedestres elevadas.

A segunda etapa do Projeto “Rua Verde”  também contempla  arborização, paisagismo, postes de iluminação decorativo, área de lazer com mesas para jogos de tabuleiro, jardineiras e academia da terceira idade. Tudo foi demonstrado à comunidade por meio de maquetes eletrônicas que dão uma noção de como ficará a Rua João XXIII, após as intervenções.

A arquiteta Ana Karla explicou ainda, que as principais novidades no anteprojeto são: a instalação das “ Arcadas da Memória”, uma nova ideia dos técnicos da pasta para valorizar a história do bairro.  Ela conta que nos muros haverá uma sequência de arcos com dez painéis de 3,20 metros de altura com imagens antigas de Mãe Luiza. A outra novidade é a instalação de um equipamento chamado "Banco Livre de Livros", que propõe disponibilizar obras para a leitura de todos em prateleiras fixas numa área de convivência. A sugestão partiu de uma das moradoras do bairro na reunião anterior.

Durante a apresentação a arquiteta enfatizou que é “preciso que a população se conscientize para que após as melhorias eles não façam novos avanços  nas calçadas. Se isso acontecer à rua vai se afunilando cada vez mais e passará a ser um beco, sem acesso aos carros", emendou.

A comunidade também sugeriu novas ideias ao projeto, como a instalação de um posto policiamento e a colocação de uma nova escadaria de acesso ainda na primeira etapa da Rua Verde, em obras. Todas as sugestões serão analisadas pela equipe técnica da Semurb.

RUA VERDE - Este projeto foi elaborado pela secretaria a pedido da comunidade, com o objetivo de criar um novo espaço de lazer, cultura, esporte e trabalho. A primeira etapa já está sendo executada pela Semurb no entorno da Igreja Nossa Senhora da Conceição e prevê  a arborização do local, requalificação das calçadas com a colocação de novo piso, acessibilidade, além de instalação de playground e palco artístico.