A Secretaria Municipal de Saúde renovou contrato de prestação de serviço com o Hospital Médico Cirúrgico, ampliando em mais 64 o número de leitos hospitalares na rede conveniada de atendimento ao SUS. Destes, 54 leitos estarão disponíveis para atender pacientes de cirurgias ortopédicas e os dez restantes são leitos de retaguarda para atender a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Pajuçara e Esperança, e do Hospital dos Pescadores.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cipriano Vasconcelos, a volta do convênio com o Hospital Médico Cirúrgico “melhora a oferta dos serviços de saúde na área da ortopedia, contribuindo significativamente para diminuir as filas de espera para cirurgias no Hospital Walfredo Gurgel e no Deoclécio Marques (Parnamirim)”.

Há cerca de dez meses o hospital Médico Cirúrgico deixou de atender aos usuários SUS, o que gerou problema no atendimento das cirurgias ortopédicas, já que a demanda por esse serviço permaneceu crescente. Apenas o hospital Memorial e a clínica Paulo Gurgel continuaram atendendo as cirurgias de ortopedia do serviço público de saúde em Natal.

Na última sexta-feira (10), o Diário Oficial do Município publicou o novo contrato com o Médico Cirúrgico, que já passa a receber usuários que necessitam de cirurgias ortopédicas já nesta terça-feira (14), de acordo com o seguinte escalonamento: 20 pacientes nesta terça, mais 20 na quarta-feira e, os 14 restantes, na quinta-feira, totalizando os 54 leitos para ortopedia.