Pensando em melhorar o atendimento às vítimas de acidentes e situações de crise na via pública, batedores da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) foram capacitados no período de 16 a 18 de janeiro sobre técnicas avançadas de pilotagem. O objetivo da capacitação é testar a destreza dos condutores de motos em situações de emergências no trânsito, com necessidade de velocidade.

O treinamento foi promovido pela Organização Não Governamental Trânsito Consciente e a Potiguar Honda e contou ainda com a participação de condutores de moto do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu).
“Os agentes de mobilidade e socorristas que trabalham com motos são profissionais que precisam saber técnicas mais avançadas, ou seja, saber como desviar de uma situação de emergência e chegar ao local do acidente com mais rapidez e segurança”, destacou Bernardino Marcelino, instrutor da ONG Trânsito Consciente.

Para ele, o piloto de moto precisa dominar trilhas, cascalhos, paralelepípedo, asfalto, dunas, precisa dominar a moto e fazer manobras.

O instrutor do curso, Bernardino Marcelino, falou como funcionou o treinamento. “Primeiro nós trabalhamos com postura, curvas baixas, médias, frenagens baixas mais pela necessidade do dia a dia. Fomos para as dunas, trabalhar técnicas na areia, pois são muito freqüentadas por turistas e infelizmente pode acontecer algum incidente que precise do atendimento do serviço. Depois trabalhamos alta velocidade, tendo em vista que Natal é uma cidade que vai sediar a Copa do Mundo e o trânsito está complicado. Mas o primordial do curso é conscientizar o Agente de Mobilidade e Socorristas de que o acidente já aconteceu e que ele vai salvar vidas”.