O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou na tarde desta terça-feira (21) da solenidade de entrega de 153 certificados para os concluintes dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo município por meio da secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Foram oferecidos cursos nas áreas de auxiliar de cozinha, cabeleireiro assistente, camareira e recepcionista em meios de hospedagem, manicure e recepcionista de gestão. Essa capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e é executada em parceria com a UFRN, IFRN, SESC-RN. O presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, o vereador Franklin Capistrano, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, e o secretário chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, também participaram do evento.

Carlos Eduardo destacou a importância do momento, lembrando que é dever de um gestor público promover políticas de incentivo a cidadania e a valorização do trabalho. Ele disse que a entrega desses certificados representa o surgimento de um horizonte promissor para os beneficiados pelo programa. O prefeito reforçou a importância da existência desses cursos, pois por meio deles a população se capacita e tem a oportunidade de disputar uma vaga no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

O chefe do executivo municipal agradeceu ao presidente Marcelo Queiroz pela continuidade da parceria entre a Prefeitura e a Fecomercio/RN, destacando que esse trabalho conjunto entre o setor público e privado só tem a trazer ganhos para cidade. Carlos Eduardo acrescentou que na continuidade de seu mandato a entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes vai virar rotina, já que ele determinou a expansão dessa política de valorização do trabalhador da capital potiguar. “Qualquer atividade profissional honesta precisa ser valorizada e a Prefeitura do Natal tem esse compromisso de ampliar ainda mais a dos cursos”, afirmou.

Confirmando a informação do prefeito de que a oferta do programa será ampliada nesse ano a titular da Semtas, Ilzamar Pereira, divulgou que a secretaria vai abrir em 2014 dez mil vagas para cursos de qualificação profissional em parceria com o Ministério do Trabalho (MTE) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A expectativa é que se mobilize este ano, no mínimo, 20 mil pessoas. A secretária disse que no ano passado a cidade do Natal se destacou com êxito de 75% na execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Foram pactuadas 5.000 vagas e com muita dedicação o a secretaria ultrapassou esse número, qualificando 5.190 cidadãos e cidadãs. “Temos um desafio muito grande para 2014, mas estamos confiantes e iremos atingir a meta proposta”.

Marcelo Queiroz disse que era uma honra para o Sistema Fecomercio/RN fazer parte de uma ação que muda a vida das pessoas para melhor. O presidente parabenizou o prefeito Carlos Eduardo pela condução da gestão municipal e reforçou que a parceria entre as instituições irá continuar produzindo bons frutos para toda a sociedade. Ele lembrou que 100 dos 153 concluintes dos cursos já conseguiram um emprego, por meio das empresas parceiras do programa. “Ficamos muito felizes em participar dessa iniciativa e estamos a disposição para seguir com esse trabalho”.

O jovem Adenilton Ramos recebeu o diploma de conclusão do curso de auxiliar de cozinha. Ele contou que essa é uma grande oportunidade para a sua vida, já que ele está cursando Nutrição e o aprendizado conquistado no Pronatec vai melhorar as suas chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Estou muito feliz e esse diploma me enche de confiança para sair e buscar um lugar na minha área de atuação”.