Representantes das principais instituições que lidam com a pessoa portadora de deficiência no RN (Asnat - Associação de Surdos de Natal, APAE, Adote, Instituto de Cegos do RN, Centro de Surdos do RN, entre outros),  prestigiaram o lançamento oficial da Matrícula Antecipada na rede municipal de ensino de Natal para os educandos com necessidades educacionais especiais. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação na manhã desta quarta-feira, 11, no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na Cidade da Esperança.

A apresentação da banda de música com alunos da Escola Municipal Ferreira Itajubá, com 45 integrantes, foi uma atração à parte. Para um grupo formado por alunos e professores, foram traduzidas em libras os clássicos tocados pela banda, assim como todos os pronunciamentos, numa demonstração concreta da seriedade com que é tratada a política de inclusão realizada pela prefeitura do Natal.

Os pais poderão matricular seus filhos de 16 a 20 próximos. A secretaria irá fazer uma intensa campanha de divulgação nos bairros, para alcançar o máximo possível de alunos matriculados.

A solenidade desta quarta foi para oficializar esta iniciativa de política inclusiva, bem como para que a Secretaria Municipal de Educação pudesse fazer uma explanação de outras ações igualmente importantes em dedicação a esta causa. “Que este momento possa se estender a outros igualmente relevantes, pois a cidadania passa pela inserção e pela inclusão escolar”, disse a coordenadora Maria José dos Santos, do Setor de Educação Especial.

No auditório do Cemure uma platéia atenta formada por pais, lideranças comunitárias, alunos e gestores acompanhava a apresentação da Política de Educação Especial do município, feita pela professora Luzia de Fátima, doutora em Educação.

Em seu breve pronunciamento, Tânia Leiros, secretária adjunta de Gestão Pedagógica, falou sobre as metas para 2010. Entre elas a formação de professores e a implantação de salas de recursos multiplicadores, que darão um suporte ao ensino no dia-a-dia das escolas.

A secretária adjunta de Gestão Escolar, Ana Cristina Cabral, afirmou que a partir da matrícula antecipada, as escolas podem melhor se programar para oferecer a educação a todos os que dela precisem. Na ocasião, anunciou a construção de seis novos CMEIs (Centro Municipal de Ensino Infantil). Os novos centros beneficiarão cerca de 1.500 crianças. A liberação foi assinada em Brasília, nesta terça-feira, em Brasília, pelo secretário Elias Nunes. “É uma grande vitória, porque a educação especial gera a possibilidade de um mundo novo”, disse.