De acordo com o último boletim da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, os números de casos de dengue em Natal, no ano de 2009 continuam em queda. Foram notificados 39 casos suspeitos de FHD, sendo 08 destes confirmados e os demais aguardando resultados laboratoriais e até o momento nenhum óbito foi confirmado. A faixa etária mais atingida por FHD neste ano foi a faixa de 35 a 44 anos, e o sexo feminino correspondeu a 62,5% dos casos confirmados em 2009.  Já nos casos de dengue clássica, percebe que a faixa etária mais acometida foi a de 5 e 14 anos. 

 

Em 2007, o mês de maior ocorrência da doença foi o mês de Julho, passando em 2008 para o mês de Abril e em 2009 o mês de Março, caracterizando assim uma mudança na sazonalidade deste agravo. 

 

O Distrito Sanitário de maior ocorrência de casos, tanto em 2008 quanto em 2009, foi o Distrito Sanitário Oeste, seguidos pelos Distritos Sanitários Sul, Leste, Norte II e Norte I.

 

O controle vetorial também é importante e é feito por meio do bloqueio de transmissão que é uma ação incluída no componente do Controle Vetorial do Programa Municipal de Controle da Dengue, e tem por objetivo controlar a população alada do vetor transmissor da Dengue, e impedir assim o aumento do raio de transmissão. A ação é realizada por uma equipe que utiliza-se de  equipamento de aspersão de inseticida, a UBV-portátil, em torno de 300m do caso humano, tanto de Dengue Clássica, quanto de Febre Hemorrágica da Dengue. 

 

As ações de combate ao mosquito transmissor da dengue estão cada vez mais eficazes e isso se deve ao trabalho de sensibilização, feito junto a população e em parcerias com instituições públicas e privadas.

 

Vale destacar a grande parceria firmada entre a SMS/Natal e a rede de supermercados Nordestão, cujo objetivo é capacitar alunos das escolas municipais de Natal, para que os mesmos possam ser multiplicadores das ações de prevenção tanto na escola como no local onde reside.

 

A Secretaria de Saúde de Natal mantém reuniões com os núcleos de vigilância epidemiológica dos distritos sanitários e diretores das unidades para enfatizar a importância das notificações, uma vez que a partir dessas é que as ações são planejadas e executadas, uma vez que demonstra a ascensão e a necessidade de intensificar as ações em lugares de maiores risco.