Natal está sediando desde o dia 17 deste mês, no Centro de Convenções de Natal, o 49º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência (ABIPEM), evento nacional que reúne participantes de todos os Estados Brasileiros para discutir a previdência própria do servidor público. Além do Congresso, que será encerrado nesta sexta-feira (19), está sendo realizado o Curso Básico de Formação Previdenciária que apresenta conhecimentos fundamentais sobre a instituição de um Regime Próprio de Previdência Social, o funcionamento administrativo e os benefícios do RPPS, entre outros assuntos.


Entre os temas debatidos estão A Compensação Previdenciária e os Regimes Próprios de Previdência Social, Judicialização do CRP: Risco à Sustentabilidade dos RPPS, As Ações judiciais de interesse dos RPPS que tramitam atualmente nos Tribunais Superiores, Base Contributiva e Cálculo de Proventos.


Antônio Corrêa, presidente da ABIPEM; Narlon Gutierre, Diretor de RPPS; Fernando Cunha, Prefeita de Macaíba; Roberta Cabral, Vice-presidente da ABIPEM região Nordeste; José Marlúcio Diógenes, Presidente do IPERN; Eliomar Santos, Presidente da ANEPREM e Homero Grec, Presidente da NatalPrev, estão entre os participantes do congresso.


Além dos cursos e palestras foram montados no local estande dos patrocinadores e para comercialização de artesanato potiguar.